quarta-feira, 21 de abril de 2021

Análise de conjuntura

 

O temor

O temor que sinto é que diante das circunstâncias este governo se prolongue para um segundo mandato.Senão vejamos:o centro por natureza não tem elementos de personalismo e ideias vigorosas.O centro é sutil e exige mais tempo para que suas ideias peguem no breu da popularidade,entre o povo.Além do mais não é sua característica interagir com este desejo de personalismo que o povo brasileiro,lamentavelmente,sempre segue,nos momentos eleitorais.

Esta última é uma das razões,porque apesar de tudo Lula retorna com força.Certo:ainda é muito cedo para garantir que Lula ficará assim na ponta.Por enquanto o povo não está pensando nas eleições.Mas é um mau sinal ,uma pessoa que foi tão criticada e que deu azo ao anti-petismo,pudesse recuperar terreno assim.É um fenômeno próprio dos personalismos.

E eu só acreditaria no fim de Bolsonnaro se houvesse uma queda bastante acentuada,nestes momentos em que vivemos agora.E isto ainda não aconteceu.O povo não entende a formalidade da democracia e não vê a pletora de crimes que este presidente cometeu ,e que já é suficiente para fazer o impeachment.Um impeachment que só colocaria algo pior diante de nossos olhos.

A mesma coisa que eu disse no tempo da candidatura de Roseanna Sarney eu digo agora:se não houver mais força,se as oposições não se adiantarem de alguma forma ,só uma ventania de última hora impedirá a continuidade deste descalabro.

Parece-me um erro ficar assim na surdina,sem atacar,esperando mudanças.Se houvesse uma queda seria um erro atacar,mas o quadro relativamente estável exige uma participação maior da oposição,para garantir a democracia e fazer o povo confiar numa alternativa.Parece-me que a oposição joga no quanto pior melhor.Isto é uma faca de dois gumes:na hora do desespero o discurso populista vence,mas não se sabe com certeza se o de direita ou de esquerda.

O interesse eleitoral se me afigura como vencedor na cabeça do centro:se Lula tem condições de vencer,sendo ele de esquerda,é melhor dar força a ele,mas a vitória de Lula não significa melhoria na situação,porque ele é o responsável remoto por toda a situação,que pôs a direita no poder.

Parece-me que o centro se contenta com forçar Lula,um Lula acossado pelo passado ,a aceitar um programa ,e esta análise é até certo ponto justa.Mas eu repito:Lula não é o fim dos problemas do Brasil.Ele é a continuidade da polarização.O mais importante é acabar com a polarização e a guerra-fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário