quinta-feira, 1 de abril de 2021

Ùltimos acontecimentos

 

Conjuntura

Outra tentativa de golpe se deu nos últimos dias.Já não é mais segredo de polichinelo.Já é parte do processo politico e a midia como um todo agora repete aquilo que já digo há dois anos:o presidente é só um agent provocateur ,inserido num esquema civico-militar,cujo objetivo ,desde o inicio,era se contrapor aos desatinos de Dilma e se fosse possível dar um golpe para retornar à 64 e fazer retroceder o Brasil em décadas.

Fica chato repetir a mesma ladainha sempre.Estou escrevendo este artigo por desencargo de consciência,porque está tudo velho,o que prova que o brejo nacional se estiolou nas mesmas coisas idiotas de sempre e o que prova a falência dos politicos,dos partidos,que não têm mais propostas para o Brasil(até porque não se interessam por ele,mas só por si mesmos).

Falar nisto:cadê a oposição?Quando eu digo que apoio uma centro-esquerda,não quer dizer que eu apóie estes centros que ficam se omitindo e depois que as coisas se precipitam aparecem para “ dar ordem” nas coisas,como ocorreu aqui no Brasil de 64 e no Chile em 73.

O centro para mim é aquele que se mobilizou permanentemente a partir da usurpação da democracia pelos militares,especialmente Costa e Silva ,e que foi até a promulgação da Constituição de 88.

Para mim este estado de mobilização,como a revolução permanente,só acaba quando termina(Chacrinha):quando os obejtivos de cada um forem atingidos,hoje ou daqui a 100 ,duzentos anos.

Não aceito esta forma de condução(se há uma)da oposição,da scoiedade civil,diante destes fatos.Hoje,pelo menos,depois de longo e tenebroso inverno,apareceu Marina Silva.Outro dia o Senador Alvaro Dias fez boas observações,mas é tudo muito pouco.E me parece que este “ressurgimento” se deu por causa de interesses pessoais,já que os presidenciáveis assinaram um manifesto pró-democracia ,em face dos fatos de ontem.Um manifesto pró eles mesmos,menos que pela democracia.

Mas a participação de politicos e de partidos,entre os periodos eleitorais,deve ser de manter a democracia, a rede complexa da cidadania,que se ergue sobre e com a sociedade civil organizada.Eu,pessoalmente me sinto desprotegido vendo estes insultos à democracia,porque se ela sucumbir eu vou sucumbir também ,junto com as minhas liberdades.

Então,acima de tudo,o problema da omissão da oposição(porque é isso)não é uma questão de análise conjuntural,mas de ética e de compromisso real com o processo democrático,que eu não sei se é muito bem quisto pela esquerda radical,PT,PSOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário