segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Petição de princípio



Eu  tenho que voltar  aqui e esclarecer a  minha  ética  neste blog e nas  relações  com as pessoas  e  as  redes.Repito:quem  não  quiser   debater  comigo,passe  ao largo.Não  fiquem  enviando  recadinhos  indiretos para  o meu  email.
A  minha  atividade  publicística é profissional  e é aqui  que as  pessoas  devem  se  relacionar  comigo,não na minha caixa  postal  pessoal.
Vou  explicar novamente  a questão do erro,da  errância.O  erro  ,segundo uma  visão  dogmática  da  vida,é  prova  de  irresponsabilidade.Supostamente,quando  você erra,é porque não  se empenhou e esta  falta de empenho  pode  causar  danos  aos  outros,podendo  induzir os outros  a um  erro prejudicial.
Vamos  por  partes.O  homem  é  como  Odisseus entre  Cyla e  Caribdis.Ele  não pode ir    tanto  ao mar e tanto à terra.A prudência é  um  apanágio  do  homem,mas  ela    existe porque  ele  sabe  que  no  processo de evolução,de conhecimento e de aprendizado,no  movimento em geral, é  impossível  saber  o passo  seguinte previamente,sendo  isto  uma  característica do movimento e  do tempo.Se o  homem soubesse  o  passo seguinte  não  teria  interesse  em dá-lo.Se não precisasse  buscar  o que deseja  se  paralisaria.
Não  são todas as atividades  humanas  que  ,com  o erro,prejudicam  a  sociedade.Quando um  filósofo erra  ninguém  morre,mas  quando  o  médico  se equivoca  corre-se  este risco.Por isso  as profissões semelhantes  a esta,como o direito e a engenharia  pedem órgãos  fiscalizadores  rigorosos,para  evitar este  risco e  se observarmos estas  atividades  são  geralmente  melhor  exercidas  coletivamente,porque  desta forma a  possibilidade de erro  diminui.
No Direito  o poder  de  julgar não  reside  numa  só pessoa,mas em todo um processo longo  e difícil,até que se forme a convicção exata da culpa  a ser  punida.
O  professor  transmite  o  conhecimento e  para  evitar o erro  ele se empenha  em estudos ,atitude válida  para as atividades citadas também(como  para  quaisquer outras  ora!).A  busca  de conhecimento  pelo  estudo  constante é uma e exigência  natural e óbvia de qualquer profissional  respeitável,contudo,mesmo  assim,ninguém,absolutamente ninguém , pode garantir  que  não haverá  eventual erro.A coletividade,o estudo , o  evitam  no  momento  em que  ele  aparece,mas não    como  eliminá-lo antes  e para sempre.
Tem muita  gente nas redes que não  tem  cultura nenhuma.Não sabe  por  exemplo como a  medicina  adquiriu o status  que tem hoje,a partir do século XIX.Como se começou  a  fazer operação cardíaca?
Pessoas  desenganadas se prontificavam a  tentativas  extraordinárias  de cura.Sabe  como se fazia o coração parar  nas  primeiras cirurgias?O paciente era  colocado com o  peito aberto  numa  cama e o seu  tórax era coberto de uma tonelada de gelo!Aprendi  isto num  documentário da TV  Cultura há muitos  anos,sobre história  da medicina,cujo  título  era  “A Coragem de errar!”.Muitos pacientes  morreram  até que  os sucessos sobreviessem.
A educação e o aprendizado são tão boas coisas que  até os derrotados, ao identificarem as razões dos seus fracassos  tornam-nos úteis,como erros  a serem evitados pelos outros.Foi  assim  com Maquiavel que escreveu  “ O príncipe”porque desejava  fazer política  e não pode.
Clausewitz  escreveu  “A  arte  da Guerra”depois  de  fracassos  no campo de batalha.
Quando eu  disse que  tinha errado num texto meu,um monte  de babacas  donos  da verdade aí nas  redes falaram  babaquices  sem conta.Me  chamaram de “ sábio”,quando eu já disse que sou  um  pesquisador,estudioso,publicista ,talvez critico.E eu  corrigi o erro.Eu pesquisei e corrigi  o erro.Teve  um que  disse que o Brasil estava num caminho  triste  do qual o idiota  não queria fazer  parte,porque ele sabe  tudo,de antemão.Ele já  tem resposta para tudo.
Quem não quiser se referir  a  mim  ,no  meu  blog, para não me dar  cartaz ,me  esquece.Passe ao largo.Faço o  meu  trabalho como uma  luta ,interior,por liberdade que eu espero poder compartilhar com  quem  pensa do meu jeito.Se não  concordar  discorde publicamente,mas  não indiretamente  e muito  menos usando palavras de baixo  calão.
È  uma  invenção  do stalinismo e  da mediocridade geral afirmar que a democracia  se  coaduna com  grosserias,porque  a democracia exige força   e  decisão  e tal.Mas força do argumento,do conteúdo  que  se obtém nos estudos,na  dedicação constante do  trabalho árduo.
Xingar  é uma  forma  de querer impedir a manifestação  do pensamento,por parte  de quem  não tem  argumento,de quem  não quer debater,mas  impor ,ou  seja, de quem não  defende  a liberdade de pensamento.
E podem  me tirar  tudo, menos  o meu direito de expressar o meu pensamento.Só me matando eu  deixo de me expressar,porque nem me  arrancando  a língua  conseguem.
Aviso  aos navegantes!
Outra vez
Eu recebo  pedidos  para  participar de grupos e às vezes  eu  aceito,mas para  discutir  em alto  nível  que  é o meu nível.Não sou obrigado  a ouvir grosserias  de sujeitos que  não têm coragem de me encarar  de frente.
Eu tenho  condições de  identificar  emails  agressivos e o  farei se  isto  não  parar.E sairei  das redes  se tais atitude continuarem.
Tomem a reta stalinistas e  grosseiros idiotas de toda ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário