sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A “ Nova” Direita ou a era do espiroqueta.



A “ nova” direita não é mais do que o resultado dos erros reiterados da esquerda brasileira,que além de não ler,de não ter cultura,não tem conhecimento da própria história.Nós não discutimos,com a direita,desde a década de 60,que,no campo político,Jango estava perdido,pois que a maioria do povo brasileiro não era e não é comunista?
A esquerda brasileira continua usando categorias ultrapassadas.Uma é a consciência de classe do velho(sem aspas) Lukács.Porque o trabalhador é explorado,mas produz a mais-valia tem que seguir a teoria comunista,quando eu já expliquei aqui que o que move o sujeito social são os valores,esquecidos pela esquerda.Até lembrei o exemplo dos poloneses.Cansei de ouvir que os poloneses tinham se desalienado,no mundo do trabalho,mas a maioria esmagadora continuou católica e anti-comunista.
Que é isso?Errar uma vez tudo bem,mas reiterar é burrice.
Mas eu entendo o problema e já tratei dele em outros artigos.O leitor vai me permitir retornar  a este assunto:se modificar,fazer uma auto-crítica,renovar o marxismo implica para as gerações passadas em não só admitir os erros,mas em correr o risco de desaparecer politicamente e isto pessoas egoístas  e egocêntricas,que vêm o mundo por modelos universais e subjetivos não  suportam.
A ideologia junta,como já disse ,a vida pessoal com a “ teoria científica” e quando esta não está de “ acordo com os fatos” no dizer de Cazuza,não é só ela que vai pelo ralo,mas a vida pessoal também.Notadamente a do ressentido pequeno-burguês, a base sócio-psicológica do comunismo brasileiro,o qual não tem outra coisa  a fazer do que se  radicalizar,à direita e à esquerda.
A simbiose perversa,no entanto,é clara.Agora é a vez da direita,como sempre,mostrar as culpas da esquerda para crescer.Isto vem acontecendo desde o inicio do mensalão  e do acordo com os conservadores que Lula fez no final de seu primeiro mandato,que não foi melhor coisa nenhuma do que o seu segundo.
Desde então o fantasma do comunismo é trazido pela direita que quer chegar ao poder e para isto ela faz afirmações que foram debatidas e reconhecidas pela direita,representada por José Guilherme Merquior e pela esquerda,por Leandro Konder,José Paulo Netto e Carlos Nelson Coutinho.
Este último publicou  um ensaio famoso em 1978 “ A democracia como valor universal”,saudado pelos liberais e por Merquior.Leandro Konder disse inúmeras vezes ,(inclusive na minha frente)que a direita tinha razão em acusar o socialismo de ser totalitário ao invadir países soberanos.
Esta história de “ fé metastática”,com outro nome,já era reconhecida por todos no inicio da década de 80.
Então estes direitistas fraquinhos e financiados só têm valor na medida em que a esquerda continua errando.
O povo brasileiro é politicamente anti-comunista e no cotidiano se vê isto claramente .Para ser um esquerdista democrático é preciso partir daí e não da ilusão,como sempre.
Mas para se vingar dos seus torturadores a esquerda faz uma simbiose entre a tortura política e a tortura no cotidiano,que,embora até certo ponto válida,visa legitimar uma hegemonia de esquerda por fora da democracia e das eleições.
E para atacar as forças armadas,que não foram punidas,como deveriam,por seus crimes,desde 64,os governos subseqüentes de esquerda   as desmontam,as diminuem,como se o mundo fosse habitado por Gandhis e Franciscos e Santas Clara.
É a era do aproveitador,do espiroqueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário