sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Catalunha de novo



Mas é justo efetivamente trocar cultura,tradição histórica, por  interesses materiais ?A pergunta é falsa,porque basta a autonomia para garantir um desenvolvimento justo da região.Região em que está um dos clubes mais ricos do mundo e que eu não sei se está envolvido ou não em todo este imbroglio.
Geralmente separatismos são  resultado de exclusivismo interno.Interesses de grupos que vêem diante de si a chance de enriquecerem rapidamente virando as costas aos outros.


Acorda esquerda!


Mas os  efeitos esperados desta tentativa catalã já se fazem sentir na Europa.Na Itália a “ Liga do Norte”,que atua desde os anos 90 realizou também um referendo e considera a independência uma questão de tempo.
Todos estes movimentos tendem preferencialmente para a direita e a esquerda,presa ao marxismo ortodoxo que  não compreende as razões do fracasso definitivo do socialismo e ficam cada vez mais para trás.
É sintomático que só fiquem festejando a “  Revolução Russa”,quando este crescimento da direita é a olhos vistos o problema mais sério.
É sempre assim, a esquerda sempre demora.O fato é aquilo que eu já venho analisando há anos:mudar para a esquerda é deixar de lado dogmas de vida e quando o dogma é deixado, a vida,pessoal ,dos militantes, some também e ninguém tem abnegação e respeito real com o futuro.O sentido real da palavra revolta,como voltar ao passado,cabe bem no que é a esquerda mundial hoje.
Há alguns anos a definitiva realização do ideal de uma Europa unida,que alavancaria um mundo integrado, está dando lugar a uma fragmentação, acompanhada ( e muito convenientemente)de projetos nacionais hegemônicos e de um retorno da confrontação falsa entre esquerda e direita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário