segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Tiros em Columbine,em Goiás,Realengo...



A psicologia social demonstra que há determinados fenômenos repetitivos que se reproduzem no ritmo das suas ocorrências e que isto expõe características de nossa época.O bullying sempre existiu.No momento em que ele é reconhecido como problema ele cresce e se junta a outros fatos semelhantes,no que é a formação do fato social.
O controle de armas é mais do que necessário,mas ele não é mais do que apenas parte do problema maior da violência em nosso mundo.Em  épocas passadas atiradores apareceram,mas agora  isto se tornou moeda corrente:alguém que se sente injustiçado,solitário por diversos motivos ,se dispõe a  destruir indiscriminadamente.
Uma das coisas de que mais me orgulho na vida é ter eu denunciado esta questão do buylling desde pequeno e ter mantido a mesma opinião de hoje,até porque eu sofri também:as escolas são responsáveis por proibir o buyilling,porque evitá-lo faz parte do processo educacional não só das crianças mas dos pais e da sociedade.
A verdade é que sempre se achou,desde a  minha infância ,que os filhos deveriam resolver este problema enfrentando-o inclusive com violência,porque assim é que era o mundo e é assim que as coisas são resolvidas,mas o buyilling é expressão do preconceito e das violências que os pais reproduzem no mundo adulto e passam para os filhos;e que também a violência embutida não é para ser ensinada,mas evitada e mitigada.É OBRIGAÇÃO DA ESCOLA EVITAR,APARTAR E ENSINAR.Digo isto desde pequeno embora pudesse reagir.
Vivemos numa sociedade patriarcal,baseada na força,no mando autoritário e tudo é feito para que continue assim.
As pessoas e particularmente as crianças são diferentes.Umas são capazes de reagir,outras não.E no desenvolvimento especialmente difícil deste período cada pessoa tem o seu tempo e o seu modo de se relacionar com o mundo e crescer.
No passado o doutor Fritz Kahn,famoso aconselhador sexual de adolescentes e um dos ídolos de Nelson Rodrigues,reprovava aos pais chamar os filhos de idiotas,xingá-los ou bater-lhes.
Mas é como Foucault diz em “ Vigiar e Punir”:nosso tempo histórico reconhece os direitos,não atingindo mais o corpo,mas mentalmente,ainda é arcaico,encontrando formas de acuamento e pressão sobre as liberdades e os direitos,inclusive do corpo.
Quando se é criança as brincadeiras com flatulência,sujeira,suor são admissíveis,mas na puberdade e na adolescência o respeito à intimidade e o reconhecimento da beleza são elementos educativos essenciais para uma adultez tranqüila ,sem falar na socialização,que não ocorre quando se massacra o jovem o tempo todo.
Todos os valores precisam ser reavaliados em nossa sociedade,para além do controle das armas.Nunca houve tanta competição.
Como dizia Alceu Amoroso Lima:as ditaduras verticais,de cima para baixo,são fáceis de combater,o pior é a ditadura dos costumes,do cotidiano,as formas de repressão à liberdade e à felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário