domingo, 6 de setembro de 2020

Amazônia:tudo o que está ruim pode piorar

 

Tenho falado diuturnamente na Amazônia.E sempre joguei para a frente os perigos sobre ela.Mas me enganei:o perigo está às portas com esta intenção de levar o problema das queimadas para o Tribunal de Haia.

O Tribunal de Haia pensa simplesmente em considerar este problema como um ato doloso contra a humanidade e julgá-lo no Tribunal Penal,como crime.

Ora,eu vou continuar agindo e pensando da mesma forma que agi e pensei a vida toda:é tudo manobra para justificar o mandato internacional sobre esta região que eu considero decisiva para a redenção social do Brasil.

O militares,que estão aí no poder,têm uma concepção,que ficou expressada no livro de Geopolitica de Golbery do Couto e Silva,que propõe tamponar o deserto do centro oeste e do norte transferindo mão-de-obra de outras regiões,notadamente do nordeste.

Não foi outro o escopo da transamazônica.Mas por não haver mudança na estrutura fundiária destas regiões que apoiavam a ditadura ,não resultou em nada.

No meu modo de entender a Amazônia é a solução da fome do Brasil,por seus recursos evidentes e do trabalho,porque estas pessoas que não estão incluidas ,principalmente no sudeste e no sul ,poderiam com ajuda do governo,se estabelecer nesta região e fazê-la produzir.

Mas como sabemos não há capital nacional,puramente nacional capaz de realizá-lo e nem vontade politica.Por diversas razões politicas e históricas escoou-se aquele nacionalismo sadio e não há grupos politicos com iniciativa para tanto.

A iniciativa é deste suposto nacionalismo de direita do Presidente da República e seus apoiadores,que simplesmente acha ótimo explorar a Amazônia junto com a raposa,isto é, os Estados Unidos.

Resisto sempre a especular ,mas é dificil não colocar pelo menos a hipótese de ter sido a provocação contra a Venezuela,a jogada igualmente provocativa,no plano comercial,contra a China,uma manobra urdida pelos EUA,com a anuência subserviente do Brasil,do Brasil da direita,para legitimar esta presnça americana na amzônia,em face do já avançado cerco da China no nordeste e da Rússia,que apóia a Venezuela.O Brasil está cercado.

Continuo não sabendo se houve intenção de guerra biológica neste virus,mas não descarto e exijo investigações e uma conferência internacional para mudar o comportamento da China e prevenir futuras pandemias,possivelmente piores.

Contudo,intencional ou não,tanto a Rússia,como a China e suas vacinas,se bem sucedidas,vão exercer um papel de legitimação de uma papel invasivo destes países no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário