Eu não resisto.Tinha pensando em não mais responder a coisas que eu vejo aí nas redes,mas não tem jeito,tenho que comentar certas “ coisas”.
Na Folha de São Paulo apareceu no domingo, dia 20 de Setembro, uma matéria sobre os “ novos” comunistas.Sobre alguns eu comentei no artigo anterior e eles aparecem de novo.
Mas o que mais me estarrece é pensar que um jovem que se denomina “ marxista-leninista”,pense que ele é o marxista do século XXI!!!Seria cômico se não fosse trágico.Ás vezes eu me pergunto se estas reportagens não são feitas de propósito para causar espécie e polêmica,intencionalmente.E se eu não estou sendo usado!
Eu concluo com Jandhira Fegalli,presente na reportagem, que ninguém até hoje compreendeu o verdadeiro sentido do comunismo:ela inclusive.
O que aconteceu na URSS e com o stalinismo que ela defende até hoje(Albânia ,João Amazonas)não tem nada a ver com a ideia histórica recorrente.É um regime socialista nacional inevitavelmente totalitário.
O marxismo-leninismo não é ,como disse o responsável pela matéria ,criação de Lênin,mas de Stalin,num livro pequeno,” Princípios do Leninismo”,que não foi escrito por ele,mas de uma série de escribas que ele selecionava.
Anatoly Ribakov descreveu esta prática de Stalin em seu romance “35 e outros anos”,lançado na época da glasnost e perestroika.Stalin fazia como o escritor francês do século XIX,Eugene Sue e como,mutatis mutandi,o Papa:colocava 10 mesas com escritores profissionais e ia de mesa e mesa supervisionando e acrescentando conceitos e ideias dele próprio.
Só um texto sobre nacionalidades tem uma verdadeira autoria atribuível a Stalin.
Nos “ Princípios do Leninismo”Stalin propõe elevar a teoria do “ elo mais fraco” de Lênin a um status de acréscimo ao pensamento de Marx,mas como Lênin mostrou,no “ Estado e a Revolução”,as características do estado soviético,extremamente inflado,contradiziam as assertivas do marxismo.
Não que Lênin tivesse dito isto,pois ele não conheceu o marxismo-leninismo.Apenas mostrou algo essencial nos textos de Marx e Engels que punha em xeque os rumos da URSS.Lênin certamente pretendia que sua teoria acrescentasse algo à de Marx,mas não chegou a elaborar nem incipientemente esta ideia,tida erradamente como “ ciência”,mas que nem teoria é,mas uma doutrina justificadora do stalinismo.
Já cansei de ver ,inclusive na Tv escola,pessoas ditas profissionais,atribuírem a ideia comunista à Marx apenas,mas a ideia comunista é antiquíssima,evangélica ,jesuítica,que passou para o iluminismo alemão e chegou até Marx que tentou dar-lhe ,a partir da dialética, um significado científico,sem sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário