sexta-feira, 25 de março de 2022

Algumas palavras sobre o atual periodo pré-eleitoral

 

Os movimentos tectônicos da politica brasileira(em politica não há vácuo)apresentam interessantes situações a se analisar:o modo como Lula se referiu à Dilma(bem como o PT)prova a justeza das minhas análises aqui de que a grande culpada desta direita furibunda ter entrado no poder foi dela.

Contudo Lula precisa entender que foi ele quem escolheu esta figura politica sem lastro.Para manter o esquema de continuísmo do partido dele põs no poder alguém sem muita experiência politica,portanto,sem o timing próprio do politico.

Dilma eu comparo com o Marechal Lott,mutantis mutandi:certa feita perguntaram à Jânio Quadros porque ele não ia a uma cidade,considerada eleitoralmente importante,ao que ele respondeu “o Lott já foi lá falar besteira”.

Com efeito Lott era uma pessoa digna,mas sem o lastro politico a exigir de alguém que se candidata.Na ocasião da campanha eleitoral à presidência Lott cometeu erros tipicos de uma pessoa assim.Chegou em São Paulo e iniciou um discurso :”eu que cheguei aqui em 32 como interventor...”pfff...

Dilma é conhecida por estas afirmações mal cuidadas que colocariam um diplomata em maus lençóis.

Politico tem que ter lastro,tem que ter tempo de trabalho,de negociação,de confiabilidade.Não se pega alguém inexperiente para colocar na cadeira presidencial.

O quadro que levou a este descalabro que vemos hoje diante dos olhos(só pode ser não é Dilma?)está aí.A esquerda radical continua sem perspectinva nacional,continua analisando pessoas e não programas capazes de mudar o Brasil,continua a se orientar pela orelha de livro de Karl Marx,em que a inevitável classe média não está representada.

O que Lula fez ao se aliar com Alckmin prova a diferença abismal entre ele e Dilma,exceto pela capacidade de escolha talvez.A resposta ao que conduziu a direita ao poder tinha que ser esta,uma inflexão para o centro,para setores vários representativos da média ética da sociedade brasileira(e não de Cuba).

O que explica o modo de escolha do povo brasileiro é a psico-sociologia,que esmiuça o caráter personalista do povo brasileiro.A escolha de Lula(quanto à Dilma) não tem nenhuma importância para o povo brasileiro,porque ele sabe a diferença entre Lula e ela e deposita na pessoa de Lula a sua confiança.

Agora a esquerda radical vai dizer que o nivel de consciência se elevou(seguindo Lênin,Luckacs e tal...).Agora a esquerda talvez entenda que as explicações aristotélicas sobre patrimonialismo(Safatle-Hamilton)não têm importância alguma,senão para estas egocentrias universitárias,que se põem acima do povo,no que eu chamo de elitismo vermelho.Isto tudo se Lula se eleger.

E esta eleição NÃO ESTÁ CERTA.Se o quadro continua o mesmo,as chances desta desgraça prosseguir,ou seja,de a direita se reeleger,são muitas.

Há um mês já se falava que Lula se elegeria no primeiro turno,mas anteontem,as pesquisas mostraram fôlego do ogro e isto é um mau presságio,se levarmos em conta mais uma característica passadiça da esquerda:o triunfalismo.

Ontem Lula se colocou como salvador da pátria ,o único capaz de solucionar o problema todo do Brasil.Esta falta de humildade tem tudo para colocar povo brasileiro na rota do atual presidente de novo.

A eleição de Lula se tornou importante e decisiva por um aspecto negativista ,que ,no entanto,tem legitimidade:qualquer um é melhor do que o referido ogro.

Além disto,Lula,apesar de suas quedas para a limitação da democracia,defende uma petrobrás publica e tem já um projeto para ,num tempo rápido,matar a fome imediata do brasileiro pobre.

Desde minha juventude comunista sempre coloquei critérios públicos para a atividade politica,pondo em prioridade os pobres e o Brasil.

Por isto entendo que é uma prova de maturidade politica de Lula fazer alianças no centro,contatar pessoas que defenderam e votaram pelo impeachment.O importante é o povo,o Brasil e o futuro.Tais decisões não são um sacrificio para quem pensa assim.Aprendi com Prestes estes valores.

Não entendo,pois,a posição dos radicais.Aliás eu entendo sim,eu já esperava:a postura vitimológica que releva só um setor da população dificulta a compreensão politica do Brasil ,travando a construção de um programa bom para as questões imediatas.

Esta crítica incide ainda sobre Lula,porque falta muita coisa.Mas a aliança é um começo.

As críticas de Lula revelam o acerto das reflexões nos meus artigos e até Ciro ,que vem sempre ao meu facebook,reconheceu a linha que uso,atribuindo culpa aos erros do PT quanto à direita assumir o planalto.Por pouco não utilizou as mesmas palavras.

Mas ele também se inclui na problemática perigosa de dividir as esquerdas,de não entender a necessidade do centro.Na sua forma compulsiva de ser ,arroga um sucesso prévio,alardeando o fim de Bolsonnaro,por causa dele e assim corre sim o risco de insuflar a direita.

Talvez seja preciso que ele saia da disputa para que uma frente vote em Lula e afaste de vez o perigo do continuismo da direita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário