sábado, 26 de março de 2022

O aparelhamento partidário da sociedade civil

 

esclarecimentos desta vez ao beócio de direita

Existe beócio de direita sim.Não é só de esquerda não.Há algum tempo atrás escrevi um artigo sobre o aparelhamento da Fundação Palmares afirmando que se a esquerda aparelha a sociedade civil é natural que a direita queira fazer o mesmo.

Tanto o beócio de esquerda como o de direita entenderam o meu discurso como defesa do direito da direita de fazê-lo.

Não.Prestem atenção:eu disse que ninguém tem o direito de aparelhar a sociedade civil.Como centrista de esquerda entendo que se na URSS e no socialismo real toda a sociedade era aparelhada pelo Partido Comunista,de cabo a rabo,aqui no ocidente e no Brasil,que eu naturalmente conheço mais,acontece a mesma coisa.A diferença entre o leste europeu e o Brasil é que lá era um grupo só,aqui vários.Mas em ambos os lados é ilegitimo.

O progresso das nações,inclusive do socialismo,depende de que os partidos ocupem a sociedade civil,segundo os critérios do estado de direito democrático,sem favorecer as agremiações,mas ao país,à nação,à coletividade.

A pedagogia politica que deriva disto aí é que o povo vai notar o republicanismo radical do politico que age assim com o rigor devido e tal reconhecimento vai repercutir positivamente no partido.

É isto o que defendo.Não tenho informações detalhadas sobre a Fundação Palmares ,que defende os direitos da raça negra,mas sei que lá ficou um grupo de esquerda que se beneficiou eleitoralmente,permanentemente.

É discutível,em termos de formas de governo ou de estado ,se deveria haver uma divisão de partidos nos agentes da sociedade civil(Gramsci).É outra discussão,mais complexa.

Mas a exigência é de que estes órgãos não são meras correias de transmissão de interesses pessoais ou partidários e todo o ganho para estes últimos depende do nivel de compreensão do povo quanto ao valor republicano da atividade dos politicos.

No meu modo social-democrata de entender o novo método de se chegar à utopia é este,respeitando,como eu disse,o estado de direito democrático e a decisão do povo.

Não é um cerco ao poder e ao capitalismo,mas a construção hoje de vinculos de solidariedade formais públicas,respeitando a vida privada e a liberdade de escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário