domingo, 6 de março de 2022

Ucrânia VI

 

Todo mundo sabia que haveria uma guerra

Agora nestes 10 dias que correm da Guerra da Ucrânia apareceu todo profeta,todo analista,dizendo que sabia que ia acontecer,mas não precisa ter qualidades excepcionais de vidente para entender que o modo como a tentativa de 2014 de dominação da Ucrânia terminou,que haveria uma nova incursão,um novo esforço da Rússia.

Agora aparece tudo quanto é analista para exagerar a complexidade do problema,fazer profecias e prognósticos,mas a verdade é que quem conhece história sabe que isto tudo é um jogo cinico que Henry Kissinger chamava de “concerto das nações” e que vem desde a época de Napoleão.

Este concerto de nações veio acrescido com a presença marcante dos Estados Unidos,da esquerda e de um imperialismo.que ainda viceja.

Mas o elemento mais decisivo é o dos cartéis,o fluxo de armas como parte central da economia mundial.Maria da Conceição Tavares ,no Prefácio do volume de os economistas dedicado a Hobson dissociou o capitalismo das guerras imperialistas,afrontando Lênin.Melhor,não é uma exigência natural e automática do desenvolvimento do capitalismo o produzir armas e conflitos,para justificá-la.

Contudo,como qualquer outro produto,quando se instala fica dificil voltar atrás.Ainda mais que as armas,por não serem bens essenciais,possuírem este fluxo que aparentemente não atinge as necessidades básicas de uma determinada nação(atinge a de outras,como a Ucrânia).Antes propicia o acumulo de capital que favorece aos cartéis,aos governos que querem se manter e ainda,as grandes migalhas são passadas para o povo.

Há dois dias Putin prometeu compensar as famílias dos soldados mortos na guerra,a quem chamou de “ heróis”(de certa maneira são,não é?)

Lembram que me referi ao problema do crescimento da oposição,depois que o maior disssidente tomou mais quinze anos de prisão?Pois é,em face desta oposição Putin tomou metade da Ucrânia,onde vivem os chamados russos étnicos.A guerra é para justificar truques deste tipo,de legitimação e apoio,além da questão do capital.

Há dois dias também uma analista russa afirmou que as sanções vão prejudicar o povo russo,que que se juntará ao seu governo,goste dele ou não ,para poder sobreviver.Se juntarão à nação,mas agora tendo que inetragir com o governo.

No fim da Iugoslávia o modo de intervir militarmente era pela ONU,mas Clinton,para agradar aos cartéis e manter o esquema de sustentação dos governos americanos,atacou ,colocando os sérvios contra o ocidente,complicando muita mais as coisas.

Há muitos anos disse que era regra do Partido democrata colocar na cabeça de chapa sempre alguém bem à esquerda(à moda americana,nacionalista),mas na vice-presidência alguém mais conservador,mais interessado no país do que no exterior.

Isto já acontecia com Wilson,mas no âmbito da segunda guerra tal dicotomia recrudesceu.

Ainda mais porque os quatro mandatos do Presidente Delano Rossevelt insuflaram nos conservadores americanos um medo de uma intenção golpista nos democratas,eternizando o politico no poder.

Para aplacar esta irritação,cada vez mais os democratas puseram na chapa um politico mais à direita,como Harry Truman,no quarto mandato de Roosevelt e depois Kennedy e Lindon Johnson ,o qual ,após o assassinato,prolongou a guerra do Vietnã.

Enquanto as cinzas da URSS ainda esfriavam os democratas mantiveram um vice mais moderado,embora o truque continuasse,mas agora e talvez pelo medo de que a guerra-fria se escoasse pelo ralo entraram em um conflito armado para manter a ordem das coisas como era.

E era ,desde o final da segunda guerra este esquema ,em que o complexo industrial militar denunciado por Eisenhower,crescia e dava as cartas.O conflito com a URSS,a necessidade de armas,de produção de tudo o que fosse útil para a guerra ,só encorpou.

O maior obstáculo para construir uma nova fase na História é este e isto tem reflexos no Brasil,porque é este fluxo de armas que municia os traficantes aqui e em outros lugares.

Biden,não só deu continuidade à tendência dos democratas,como trouxe novos horrores,mas se inseriu neste esquema pós-segunda guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário