quinta-feira, 10 de março de 2022

Ucrânia VII

 

O Brasil e Bolsonaro nisto

Toda a especulação tem um lado bom e um lado ruim.Eu começo pelo lado ruim:no meio de uma guerra e de uma crise que estamos vivendo a especulação pode dar ideias a estes protagonistas do caos e da guerra.Como eu acho que eles não vão ver estas minhas especulações(talvez a Folha de São Paulo que me acompanha),resta o lado bom:pode se prevenir algum tipo de situação futura ou pelo menos servir como uma teoria a ser analisada.

Meses atrás eu falei que a doutrina militar brasileira consagrava um novo posicionamento no noroeste da América Latina,com a presença dos russos e nestes meses todos os russos têm participado de questões referentes a esta parte do mundo.

Não era muito comum que isto acontecesse e como parte destas minhas especulações tenho certeza que muita gente vai me criticar porque diante dos últimos padrões politicos uma nova conjuntura latino-americana(pricnipalmente considerando a presença do Brasil que não é muito frequente)parece pouco provável.

Mas todos devemos estar prontos para algo novo,para movimentos muitas vezes ocultos por detrás dos fatos.Alguns movimentos não são aparentes,mas quem analisa constantemente os fatos politicos ,sabe que pode espoucar algo diferente de repente.

Um outro conceito muito importante é que na guerra,uma situação-limite,o homem s e desdobra e realiza coisas supostamente impossiveis.

O fato que mais exemplifica isto aí é a existência na segunda-guerra das bombas voadoras,VI e V2.Quando as primeiras imagens foram vistas pelos ingleses a maioria dos analistas não acreditou ,mas foi preciso evocar este conceito supra-dito para no final convencer.

A minha especulação dá conta do seguinte:conforme as minhas análises dos últimos meses Bolivia ,Venezuela e Brasil têm coisas muio importantes e que interessam ao primeiro mundo,quais sejam,respectivamente,o lençol freático,o petróleo e a Amazônia.

A afirmação de Macron(que é um teleguiado dos Estados Unidos),de que a Amazônia não é só do Brasil é gravíssima.Quem conhece história e diplomacia sabe que sim.

Eu pensei que no meu tempo não veria uma tentativa de tomada da Amazônia,mas hoje,acho que está próximo.E mesmo que não s e tenha esta certeza há que considerar a sua possibilidade politica e diplomaticamente (aí é o lado bom de toda a especulação)a fim de prevenir e se adiantar diante das consequencias.

Continuando:Bolsonaro arranjou uma desculpa de aliança com Putin,o qual seria conservador e defensor da família,mas é só um meio de diversão,porque o que interessa é o aspecto geopolitico,que eu expliquei no outro artigo,e o fluxo de armas.

Mas, e é aí que vem o centro da minha tese especulativa,um outro fator se apresenta:a aliança destes setores que cercam os Estados Unidos está consolidada,com a Bolivia, a Venezuela,o Irã e a Siria.O fato novo é o Brasil,por causa da Amazônia,por causa do problema da água.

Bolsonnaro individualmente vai perder a eleição se participar de debates e se não sofrer outra facada ou não montar uma outra vitimização.

No meu modo de entender,desta vez,após o golpe ter sido deflagrado no final do ano passado Bolsonaro vai s e colocar como defensor da Amazônia e do Brasil.

No tempo da vitória de Bolsonaro,em 2019,eu disse:a direita se aproveitou(como sempre)dos erros da esquerda para se colocar como defensora da média ética do Brasil e do Brasil como nação.

A esquerda é internacionalista.Ela continua seguindo a orelha de livro de Karl Marx e não liga para o Brasil como nação.

As discussões sobre esquerda e nação no Brasil pararam em Caio Prado Júnior ,em 1969.

Quando Dilma deixou de lado um problema nacional e decidiu ajudar Cuba,cristalizou-se no brasileiro a convicção de que era necessário eleger um ferrabrás nacionalista de direita e colocar de novo os militares.

No domingo da eleição de Bolsonaro só se ouvia nas ruas o grito “Brasil”.Estas análises marxistas sobre o patrimonialismo do PT,a sua cooptação pelo capital privado não explicam porque o Brasileiro votou no Bolsonnaro.O método de explicação de como o brasileiro vota é a sócio-psicologia ou o contrário, a psicologia social.

Na hora H Bolsonaro vai vender esta ideia de que a Amazônia e o Brasil estão em perigo e o povo vai segui-lo.

Lula agiu muito corretamente ao fazer a aliança com Alckmin e associar esta decisão com a busca de apoio no centro.Mais do que isto buscou e busca apoio até com quem fez o impeachment,coisa que demonstra sua habilidade e maturidade.É lógico que a esquerda radical não quer por isto ou por aquilo,etc,etc(como sempre),mas o caminho é este.

SÓ QUE ESTÁ FALTANDO UMA VISÃO NACIONAL DE ESQUERDA,COMO BRIZOLA TINHA.SE O PT E A ESQUERDA NÃO DEIXAREM KARL MARX A CHANCE DE BOLSONARO VENCER SE PÕE NOVAMENTE.

Nos dias atuais fala-se em queda de Lula e uma subida de Bolsonaro.Como defensor do Brasil e da Amazônia ele pode vencer e dar até o golpe.O golpe que foi deflagrado no final do ano passado.

Ontem Bolsonaro disse que a Rússia vai nos defender da sanha dos Estados Unidos sobre a Amazônia e não é de hoje que esta aliança Brasil e Rùssia é posta como forma de impedir que a Europa se lance sobre nós,sobre nosso território:Pedro I e Pedro II fizeram alianças e projetos em conjunto.

O papel de policia da Europa que a Rússia passou a desempenhar depois de Napoleão,exigia estender os cuidados à América Latina.Muito embora a Rússia pudesse ter interesse em nosso território,é mais importante para ela cercar esta Europa sempre ávida de conquistá-la.

O Brasil,como a Itália,está naquele conceito de Gramsci ,de “ Revolução Passiva”,pelo alto,que,segundo ele,acontece quando as massas não são organizadas e uma elite muda o país,organiza-o de cima para baixo.Na Itália a unificação se deu em torno da casa

monárquica de Sabóia,mas no Brasil,que não tem uma elite,ela é proposta pelos militares.

O BRASL NÃO ESTA TOTALMENTE LIVRE DE DESMEMBRAMENTO.EU ESTOU AVISANDO.

O mais próximo de uma elite capaz de fazer esta “ revolução”,é Doria,a partir de São Paulo naturalmente.mas tudo indica que ele não vai decolar em vista de seu passado de bolsonarista,ou pelo menos,por ter se beneficiado da onda e depois ter atacado o Presidente(mesmo caso é o do Leite,o lbtqa+ “bolsonarista”).

Eu já digo isto desde os anos 80:se a esquerda não incorporar a nação,a classe média,a direita vai tomar o poder por muito tempo e o nosso progresso vai se atrasar de novo.64 está vencendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário