domingo, 13 de março de 2022

Cinco judeus e um inglês

 

Minha Trajetória

Alguns “amigos” aí querem fazer de mim um anti-semita.Por causa desta besteira desvio um pouco o meu caminho e mostro como é a minha vida de intelectual.

E quando eu a mostro já fica claro que só seria um anti-semita se fosse louco e eu não sou.

A minha vida intelectual gira em torno de 5 judeus e um inglês,a saber:Einstein,Freud,Marx,Hannah Arendt ,Cristo e Charles Darwin.

Desde priscas eras converso com Cristo permanentemente e a idéia do sofrimento de Cristo como lembrança do sofrimento humano geral,o qual gera o compromisso pela utopia,um mundo sem sofrimento,se me instalou para sempre.

Os temas científicos gerais,aquilo que explica(pelo menos parcialmente ,no tempo)o universo me chama a atenção.Não é que me mantenha preso a Einstein.Gosto de Newton,Galileu,que são essenciais,mas Einstein significa o farol não só da ciência,mas também das relações entre ética e ciência,entre ciencia e humanidade.É o mais completo.

Eu li Freud antes de Marx e me sentia mais atraído por ele do que pelo barbudo,até porque vejo as reflexões de Freud como muito mais fáceis de entender:alguns de seus conceitos são óbvios e fazem parte do cotidiano de um certo tipo de mentalidade.

Marx comecei a ler também por esta época,mas não entendia nada(kkkk),só conseguindo fechar(suponho)este entendimento,há uns quatro anos(kkkk de novo).

Mas o filósofo(-a)mais importante que eu conheci e conheço é Hannah Arendt.O(-a)único(-a)pensador(-ra)com que eu concordo integralmente é ela.

Gosto imensamente de Mary Sheley, autora de “Frankenstein”,mas ela é romancista,novelista.Aliás penso que se mais mulheres fizessem filosofia ela seria mais rigorosa,mais humana e efetiva na sua relação com a humanidade.

No entanto,o meu percurso intelectual e pessoal ocorre ,na maioria das vezes ,em torno de uma maioria judaica.

Não tem porque portanto,certos judeus de direita aí,meus “amigos”,me tacharem de anti-semita e tal,num expediente tipico de quem não tem muita razão e se acostumou a se vitimizar,como alguns judeus o fazem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário