segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Eu tinha razão: A guerra-fria voltou

 


Agora o consenso universal é de que a guerra-fria retornou,mas na verdade,como eu disse,ela nunca foi embora.O seu rebotalho,que todos esperavam ,com o tempo,que partisse,nunca deixou de existir e neste passo atual,encorpa.

Não resisto a citar aquela famosa frase  de Gramsci sobre determinados momentos da História em que o velho ainda não foi substituído pelo novo e por consequencia se vive num verdadeiro pântano,num verdadeiro charco ,desorientado.

Semanas atrás outro quis uma guerrinha:o “ cara” da Coréia do Norte.Como não foi possível uma quarta guerrinha ,Putin deu a ele um lugarzinho na dele(na dele Putin) e ele ficou muito contentinho.

Mas este espraiamento consolidou a pouca  chance de retorno para  paz e aquele objetivo dos Estados Unidos de cercar a Rússia,parece estar se transformando numa guerra.

Ainda não  acredito neste desastre,mas a esta altura nada pode ser descartado e aquilo que está ruim pode piorar.

O fato é que todas as minhas análises,com esta ou outra imprecisão ,estavam certas em considerar tudo como guerra-fria sim(viu Gabeira?).

Contudo ,não estou logicamente nada satisfeito ,porque quando eu denunciei esta verdade era para que as gerações atuais e futuras aproveitassem o momento anterior,mais fraco,entre o velho e o novo, para ajudar a este último.

Deste jeito as coisas ficaram mais difíceis e tal perspectiva auxilia a permanência da direita,entre outras razões,porque fica mais difícil para os povos entenderem o que ocorre e para os restos de vanguarda de esquerda que estão aí ,repetindo os erros do passado,proporem e fazerem coisas novas.

Portanto não estou feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário