quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A lista de João Saldanha

 

Pouco antes de morrer ,no ano de 1896,o ano mirabilis de Diego Maradona,João Saldanha elaborou uma lista ,sem ordem,dos cinco maiores jogadores de futebol da História,no calor das discussões sobre quem era o melhor,Pelé ou Maradona:Pelé ,Garrincha,Puskas,Di Stefano e Maradona.

Quando eu era professor nas faculdades particulares costumava usar os jogadores de futebol para mostrar as diferenças de aptidão entre autores,realizadores,criadores de toda ordem.Eu usava também ,e comparava com,os mestres do renascimento:Michelângelo foi aquele que atingiu nas artes plásticas o máximo das possibilidades de seu tempo,enquanto que Leonardo Da Vinci avançou no máximo possível de recursos disponíveis,segundo uma ordem e critérios definidos.Usei muito Picasso,para explicar o nivel de universalização profissional de um realizador.

Os jogadores entravam neste contexto aí pedagógico explicativo,notadamente quando eu lecionava na zona oeste,mas não só.

Até mesmo para explicar a soberania popular eu usava o exemplo das torcidas,que funcionavam como o povo,que exigia dos seus representantes,o clube e os times ,que realizassem os “ fins” de governo:ganhar títulos.

Dentro desta premissa eu fazia uma ordem de qualificação que punha estes cinco jogadores assim,por ordem decrescente:Pelé,Di Stefano,Puskas,Garrincha e Maradona.

O principal critério é não julgar o jogador por Copa do Mundo:é no dia a dia do futebol que se apura a qualidade essencial do jogador.Copa do mundo é sazonal,eventual.No inicio eu achava que porque Garrincha havia ganho duas Copas deveria ficar logo atrás de Pelé,mas Di Stefano e Puskas integraram o clube considerado o maior da história ,o Real Madrid,muito justamente,por ganhar cinco titulos seguidos do campeonato europeu e o campeonato mundial.

Maradona ganhou uma Copa,mas Garrincha duas.Isto o coloca acima do argentino,que infelizmente morreu ontem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário