sábado, 7 de novembro de 2020

O apelo das Revoluções

 

Continuando o artigo anterior:as revoluções surgem por três motivos ou causas:quando os fatos históricos e sociais encaixam;quando existe uma pressão dos de baixo ,imensa, e quando oferecem uma suposta resposta imediata aos problemas sociais.

De qualquer forma é a pressão dos de baixo ou de quem está s e sentindo oprimido ou excluido,que,no final,dá legitimidade ou efetividade às revoluções.

Mas o principal é supor que as revoluções apressam o processo de mudança e constróem de fato a utopia.O socialismo real vendeu esta ideia como definitiva:as carências de todos são garantidas pelo estado e daí todos podem cuidar de sua vida.

Mas não há realmente nesta ideia a certeza e a prova de que este ato imenso de vontade seja capaz de apressar o processo histórico.

As mazelas da sociedade são causadas por um processo histórico longo e multi facetado,que não podem ser superadas por um ato de vontade.A questão do tempo se apresenta também para a utopia.

Esta discussão colocou muita gente na esquerda em xeque porque existencialmente alguns ativistas forçam a porta ,passam por cima das pessoas em nome das revoluções e coletivos,mas na verdade,a motivação é grandemente pessoal.

O revolucionário,em qualquer época ,tem que saber que seu percurso é como o de Moisés.Todo revolucionário é um pouco mosaico:a terra prometida não é necessáriamente algo que ele vai ver.O caráter mosaico da atividade revolucionária impõe ao ativista tranquilidade e compreensão dos limites de sua atividade.

A consequencia pessoal é esta,mas do ponto de vista da atividade propriamente dita não é verdade que o problema da miséria,da injustiça se resolva com a pura e simples tomada do poder,a pura e simples tomada do estado.

Mas muitos ativistas entendem que mesmo assim é melhor garantir este dominio e apontar para o futuro,do que não ter nem esta possibilidade.

A realidade histórica,no entanto,mostrou que não só as mazelas não acabam como outras se acrescentam e que regimes sem legitimidade caem,causando mais problemas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário