segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Minha visão sobre Garrincha II

 

Considero Garrincha uma figura humano universal (ainda não reconhecida[talvez no futuro]),porque representa a vitória da humanidade,mesmo em estado bruto,sobre a tecnologia.

Nós vivemos numa época de capitalismo avançado,cujo princípio animador é a produção desbragada,tida e havida como a destinação da humanidade e sua salvação.A ideologia científica do progresso continua aí a destruir a natureza em nome da humanidade,que a ela pertence.

Esta ideologia que é hoje tão criticada,já havia sido objeto de discussões no esporte,na Copa doMundo,mais especificamente em 58.

Quando as circunstâncias da vida de uma pessoa encaixam com o que vai pelo mundo e pela história ela tem extrema vocação para ser um simbolo universal.

Garrincha tem esta vocação(como Pelé).Pelé e Garrincha terem estreiado contra a URSS não foi à toa:os fados contribuiram para uma partida cheia de significados.

Os soviéticos vendiam a ideia da certeza(dialética)cientifica.Usava-se pioneiramente computadores para melhorar o desempenho dos jogadores.Estatísticas davam como certa a vitória.

Mas quando Pelé,com 17 anos e Garrincha com as pernas tortas desmentiram estas previsões ,no meu modo de entender ,e com os estudos que faço do socialismo real quase a vida toda(menos no berço),começou uma erosão progressiva destas certezas,que culminou na década de 80,pouco antes do fim.

Garrincha é como a ginasta Olga Korbut:nas Olimpiadas do México,em 68,um episódio bastante interessante ajudou a mudar as coisas.No ginásio uma famosa ginasta Plisitchscaia(acho que era isto),acabou uma série de exercicios pulando firme no chão.Mas antes ,uma das traves caiu e ela nem olhou para trás,como a dizer que foi perfeita.A sua perfeição atingiu o mundo.A platéia ficou em absoluto silêncio.

Logo depois Olga Korbut ,excelente ginasta,cometeu um erro e prorrompeu em choro,momento em quê aquele mesma platéia principiou a gritar o seu nome ,a incentivá-la,para superar os seus problemas.O publico se identificou com a sua humanidade.

Os próprios jogadores da URSS,no dia seguinte à partida de 58 reconheceram o papel humano de Garrincha.

Hoje já se fala em clonar o cérebro humano para manter a vida indefinidamente,sem corpo.O assomo de tecnologia intoxica,porque o corpo,os desejos do corpo,não são levados em consideração.

As pernas tortas e a imaginação de Garrincha são inarredáveis.Mas isto não nos permite idealizar,deificar uma pessoa.Em ocasião nenhuma disse que Garrincha fosse má pessoa,fizesse certas coisas por dolo,mas há problemas éticos em sua trajetória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário