quarta-feira, 25 de novembro de 2020

O caso Boulos em São Paulo

 

A ascensão legítima de Boulos em São Paulo marca a ascensão do Psol e da esquerda no Brasil,depois deste ,espero,interregno de ultra-direita no Brasil.

Depois das eleições municipais todo tipo de análise se vê:umas apontam para o crescimento do centro;outras para a esquerda e a referida subida do Psol em estado-chave parece confirmar esta útima asserção.

Todos sabem que sempre defendi uma postura de centro esquerda aqui.Continuo sendo de esquerda,mas prefiro uma esquerda mais moderada ,que pulverize esta polarização,que,a meu ver,não traz beneficio nenhum para o país.

E digo isto porque eu não vejo o Psol muita coisa diferente daquilo que eu via quando era mais jovem e militava no antigo Partido Comunista Brasileiro.

A minha esperança ,há alguns atrás,é que repercutisse nas novas gerações todo o esforço de auto-reforma do socialismo e do comunismo,diante do stalinismo,da invasão da Tchecoeslováquia,etc,etc.,mas o contato com os novos me provou ser tudo agora como uma maquiagem,que esconde os mesmos propósitos ou descaso com a democracia.

Eu não faria como o historiador Marco Antonio Villa que perguntou a Boulos,em meio a este segundo turno de São Paulo,sobre a Venezuela.

Uma vez na eleição da Prefeitura do Rio ,no final dos anos 80,alguém perguntou ao nosso candidato João Saldanha ,na UERJ,sobre a questão dos indios,ao que o comentarista respondeu do seu modo sui generis:”Ora,indio no Rio de Janeiro,faça-me o favor!!!”,ao que o auditório prorrompeu em risada.

O entrevistador deve se ater aos temas próprios da eleição,mas após o que fez o PT e diante da esquerda ,como ele é,fica difcil confiar numa pessoa radical de esquerda.Dificil de acreditar no que ela diz.

Por isto um esquerda mais centrista,mais fundada em principios ,valores e ideias ,mais preocupada com o Brasil,com a sua explicação e solução,seria o ideal.Mas quando o centro é Marina e Ciro,o que fazer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário