sábado, 21 de novembro de 2020

O dia de Zumbi devia ser nacional

 

Este dia da consciência negra não devia ser só estadual,mas nacional.Algumas cidades fora do Rio de Janeiro já aceitaram este dia ,mas deveria ser o Brasil inteiro.E mais,deveria ser em várias partes do Ocidente.

Contudo ,muito embora seja absolutamente necessário ressaltar o caráter de crime contra a raça negra,porque este existiu realmente,ele não é sozinho,porque há outros grandes crimes a ser reparados,na historia da humanidade:contra os judeus,contra os pobres,homoafetivos e diferentes ,não encaixados.

Defendo a permanência deste dia,mas preferia um outro herói,não sei qual e também a existência de duas datas,desta de 20 de novembro e a mantença da de 13 de maio de 1888,porque assim como eu já expliquei,o impacto seria maior ,o problema negro não seria só o do negro universal ,mas o do negro brasileiro.E repararia em erro histórico do movimento negro brasileiro que é o de considerar que a lei áurea foi mera concessão das elites,quando a pressão dos escravos,através dos quilombos e outras ações,forçou esta decisão histórica,embora atrasada.

Em momento nenhum eu questiono a existência deste racismo negro,mas tenho demonstrado uma preocupação que demonstra que eu ainda tenho um pé na concepção materialista da história:o problema racial reside na questão social,mas , e eu aí divirjo do materialismo histórico e do movimento negro,possui algumas diferenças com o problema de classes ,tendo inclusive características precisas,que devem ser analisadas pelo movimento negro,que se preocupa mais com o negro universalmente(sem que isto seja ruim) não vendo a necessidade de estudar o problema negro brasileiro,coisa que é essencial para a sua ascemsão definitiva ao seu lugar devido.

Mas voltando ao problema da questão social não é só o problema do negro:a discriminação se dá quanto ao pobre,ao excluido por diversas razões.

Em outro lugar eu digo que não aceito o conceito oposto de branquitude.Ainda que seja verdade que as coisas no Brasil possuem critérios que favorecem os brancos,tal abstração inclui nela todos os brancos ,o que não é verdade.

No processo da luta politica estas generalizações ajudam ao seu incremento,mas ao arrepio da verdade e da complexidade do problema social.

Apesar de me colocar ao lado do movimento negro(muito dividido)temo que estas abstrações fomentem uma guerra,que eu absolutamente não quero.

O paradigma da luta de classes interfere nas questões raciais,mas o fato politico legitimo do negro querer se libertar por si mesmo não autoriza a exclusão dos outros e muito menos a desconsideração tática de que ganhar a maioria para a emancipação real do negro, para facilitar e apressar esta libertação.Todos,mesmo não negros, são chamados para acabar com estas injustiças sobre os negros e outros grupos sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário