Nos
meus estudos que se cristalizam em artigos e livros aprendi muitas coisas que
modificaram a minha visão da ciência e da sua previsibilidade.
Aprendi
com Rober Darnton,que eu considero o
maior especialista em história das mentalidades, que certas manifestações
culturais de todas as sociedades e que são consideradas de baixo nível e marginalizadas oferecem também condições de
compreender certos fenômenos históricos ,como a Revolução Francesa.
Em
seu livro “ O Grande Massacre de Gatos”,ele mostra como no dia a dia da França de
1758 já se falava numa Revolução contra os aristocratas.
O
sinal foi um massacre noturno em Paris perpetrado pelos pobres desta cidade contra
os animais de estimação da aristocracia.
Este
fato tem consequencias na visão também da ciência,vista monisticamente,porque
isto é uma causa histórica da revolução,mais uma a mostrar que a pesquisa daquilo
que se considera sem importância é muitas vezes decisiva.
Uma
vez um ex-amigo (jumento)de Santa Cruz ,que me espiona aqui,viu que eu estava
lendo as memórias da Rainha Margot de Valois e insinuou que não valeria a pena
fazê-lo.
O
pesquisador ,o cientista social,não deve ter esta postura dogmática e estar aberto a quaisquer possibilidades.Não
ter antolhos.
Nos
intersticios da sociedade a pornografia ocupa um lugar decisivo,no sentido de
revelar o que está acontecendo no s extratos menos favorecidos da sociedade,que
não tem voz e acabam encontrando em certas manifestações culturais(no sentido
geral do termo)meios de expressão.
Como
pesquisador e a partir da leitura de Darnton aprendi a examinar as
manifestações desta forma cultural,que às vezes adquire uma repercussão na
literatura de alto nível:Aretino,Casanova e mesmo La Fontaine,que escreveu
fábulas para crianças, possui um livro erótico,ou como se dizia na sua época “licenciosos”.
Eu
sou como Darci Ribeiro:gosto das coisas carnais,de erotismo,não vejo nada
demais em sê-lo assim.
Mas
pessoas vêm aqui na minha vida pessoal,sem noção de privacidade e diante do meu
sucesso nas minhas atividades intelectuais,para jogar na minha cara a inadequação
desta atitude ,que se caracterizaria como pedofilia e tal.
Faço
isto porque gosto,mas como pesquisador e com a ajuda dos meus terapeutas.
Tudo
o que eu faço e fiz na vida sempre teve um fundamento.Uma vez um cretino stalinista
disse que eu era fundamentalista,que eu era muçulmano.
Mas
eu sou fundamentalista no sentido filosofico do termo:todas as coisas têm o seu
fundamento,a sua finalidade e eu não me desvio deles.
É
esta a minha característica fundante da minha personalidade.O meu perfil
psicológico começa aí.
E
a pesquisa epistemológica sobre a pornografia me mostra que a causa material tradicional
não é a única:há outras maneiras de se fazer previsibilidade cientifica.
Uma
delas é o estudo da pornografia.
O
destino d e Maria Antonieta começou a
ser tratado pelo povo desde que ela chegou na França como estrangeira.Já havia
um republicanismo latente no país.
Se
nós observarmos estas gravuras criadas pela
arraia miúda da cidade nós veremos que é verdade:
Maria
Antonieta tendo um relacionamento lésbico
Maria
Antonieta com um suposto amante
Maria
Antonieta participando de uma orgia
Maria
Antonieta rejeitando Luiz XVI
Maria Antonieta mostrando as suas partes intimas
Maria
Antonieta não era assim.Certamente não
era afeita ao povo,mas cumpria certas formalidades somente.
Mesmo
a famosa frase que lhe é atribuída “se não têm pão,comam brioches” não há prova
de que tenha sido dita.
A
minha inserção no mundo pornográfico tem um fundamento. Estes animais da Folha
,que gravitam em torno de Jandhira,sem coragem(como outros por aí)de debater
comigo,ficam jogando com uma suposta incontrolabilidade da minha parte.
Apresentam
matérias sobre surubas pelas grandes cidades e fecham-nas para assinantes que
pagam,como a dizer que eu devo pagar a eles para me reconhecerem.Aconteceu com
Luis Nassif.
Isto
revela que continuam totalitários e anti-democráticos e que,como sempre,agem
como uma burguesia vermelha tão interessada em dinheiro como a pior burguesia.
Na
minha militância tinha um jornal aí(que faliu[o jornal faliu como eu disse,mas
o Ernesto continua])que me mandou calar a boca e não expressar as minhas opiniões
em nome da manutenção dos patrocinadores.Ali
notei que Trotsky tinha razão:o
socialismo real era uma reação termidoriana burguesa.
Mas
é bom que tenham cuidado porque isto aí é crime hein?
Nenhum comentário:
Postar um comentário