domingo, 19 de maio de 2024

A história, a Ciência E a pornografia

 

Nos meus estudos que se cristalizam em artigos e livros aprendi muitas coisas que modificaram a minha visão da ciência e da sua previsibilidade.

Aprendi com Rober Darnton,que eu considero  o maior especialista em história das mentalidades, que certas manifestações culturais de todas as sociedades e que são consideradas de baixo nível  e marginalizadas oferecem também condições de compreender certos fenômenos históricos ,como a Revolução Francesa.

Em seu livro “ O Grande Massacre de Gatos”,ele mostra como no dia a dia da França de 1758 já se falava numa Revolução contra os aristocratas.

O sinal foi um massacre noturno em Paris perpetrado pelos pobres desta cidade contra os animais de estimação da aristocracia.

Este fato tem consequencias na visão também da ciência,vista monisticamente,porque isto é uma causa histórica da revolução,mais uma a mostrar que a pesquisa daquilo que se considera sem importância é muitas vezes decisiva.

Uma vez um ex-amigo (jumento)de Santa Cruz ,que me espiona aqui,viu que eu estava lendo as memórias da Rainha Margot de Valois e insinuou que não valeria a pena fazê-lo.

O pesquisador ,o cientista social,não deve ter esta postura dogmática  e estar aberto a quaisquer possibilidades.Não ter antolhos.

Nos intersticios da sociedade a pornografia ocupa um lugar decisivo,no sentido de revelar o que está acontecendo no s extratos menos favorecidos da sociedade,que não tem voz e acabam encontrando em certas manifestações culturais(no sentido geral do termo)meios de expressão.

Como pesquisador e a partir da leitura de Darnton aprendi a examinar as manifestações desta forma cultural,que às vezes adquire uma repercussão na literatura de alto nível:Aretino,Casanova e mesmo La Fontaine,que escreveu fábulas para crianças, possui um livro erótico,ou como se dizia na sua época “licenciosos”.

Eu sou como Darci Ribeiro:gosto das coisas carnais,de erotismo,não vejo nada demais em sê-lo assim.

Mas pessoas vêm aqui na minha vida pessoal,sem noção de privacidade e diante do meu sucesso nas minhas atividades intelectuais,para jogar na minha cara a inadequação desta atitude ,que se caracterizaria como pedofilia e tal.

Faço isto porque gosto,mas como pesquisador e com a ajuda dos meus terapeutas.

Tudo o que eu faço e fiz na vida sempre teve um fundamento.Uma vez um cretino stalinista disse que eu era fundamentalista,que eu era muçulmano.

Mas eu sou fundamentalista no sentido filosofico do termo:todas as coisas têm o seu fundamento,a sua finalidade e eu não me desvio deles.

É esta a minha característica fundante da minha personalidade.O meu perfil psicológico começa aí.

E a pesquisa epistemológica sobre a pornografia me mostra que a causa material tradicional não é a única:há outras maneiras de se fazer previsibilidade cientifica.

Uma delas  é o estudo da pornografia.

O destino d e Maria Antonieta  começou a ser tratado pelo povo desde que ela chegou na França como estrangeira.Já havia um republicanismo latente no país.

Se nós observarmos estas gravuras criadas pela  arraia miúda da cidade nós veremos que  é verdade:




Maria Antonieta tendo um relacionamento lésbico


Maria Antonieta com um suposto amante


Maria Antonieta participando de uma orgia


Maria Antonieta rejeitando Luiz XVI


Maria Antonieta mostrando as suas partes intimas

 Existem muitas outras destas gravuras ofensivas e que exporiam mais ainda o ódio devotado a ela,que foi decisivo,mais do que as razões politicas e jurídicas ,para  a sua condenação.

Maria Antonieta  não era assim.Certamente não era afeita ao povo,mas cumpria certas formalidades somente.

Mesmo a famosa frase que lhe é atribuída “se não têm pão,comam brioches” não há prova de que tenha sido dita.

A minha inserção no mundo pornográfico tem um fundamento. Estes animais da Folha ,que gravitam em torno de Jandhira,sem coragem(como outros por aí)de debater comigo,ficam jogando com uma suposta incontrolabilidade da minha parte.

Apresentam matérias sobre surubas pelas grandes cidades e fecham-nas para assinantes que pagam,como a dizer que eu devo pagar a eles para me reconhecerem.Aconteceu com Luis Nassif.

Isto revela que continuam totalitários e anti-democráticos e que,como sempre,agem como uma burguesia vermelha tão interessada em dinheiro como a pior burguesia.

Na minha militância tinha um jornal aí(que faliu[o jornal faliu como eu disse,mas o Ernesto continua])que me mandou calar a boca e não expressar as minhas opiniões em nome da manutenção  dos patrocinadores.Ali  notei que Trotsky tinha razão:o socialismo real era uma reação termidoriana burguesa.

Mas é bom que tenham cuidado porque isto aí é crime hein?

 





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