sexta-feira, 13 de março de 2015

Vamos lá de novo Aviso aos navegantes Ou petição de princípio.Putz!



Eu  vou repetir,vou  dizer  isso  de  novo.Quem  quer  me  criticar,me  atacar,me  processar,faça  às  claras,não  de  modo  indireto.Eu    falo  com  pessoa  de  caráter.Só  considero  quem  me  enfrenta  de  frente,não  de  lado.
Eu  estou  explicando  as  minhas  atividades  há um tempão e tem  gente  que  ainda  não  entendeu.
Em  primeiro  lugar :eu  não  sou  filósofo.
Eu    expliquei  o  que  é,para  mim,um  filósofo.Eu  sou  professor  de  filosofia,pesquisador e  publicista.Investigo  questões  e  tento  trazer algo  novo  para apreciação   das  pessoas,sem  pretensão de originalidade  ou  sem  pensar  em  possuir  o  conhecimento  definitivo.
Em  segundo  lugar:não  sou  político,embora  tenha  tentado.
Eu  atuo  como  político enquanto  cidadão  que  emite  as  suas  opiniões  segundo  o  princípio  liberal da  livre expressão.Foram  os  liberais  que  trouxeram este  valor  e  eu os  apóio.Já  tentei  entrar  na  política,mas  em  todo  lugar  o  fato de  eu  usar  terno e  ser um  homem  honestíssimo,me  impediu  de  continuar.As  pessoas  que  dirigem  os  partidos  se acham  melhores  do  que  eu  e  eu  atuo politicamente  denunciando  este  tipo de  preconceito  endereçado  à  classe  média.Estes  marxóides  brasileiros  não  saem  do  século  XIX,dos  dogmas  ultrapassados.
  fiz  política  estudantil e  me  desiludi   com  o comunismo,por  razões    que  eu  tenho  exposto nas  minhas  postagens.
Em  terceiro  lugar,prestem a  atenção:eu  nunca  me  coloquei  como  coach.Eu    disse  inúmeras  vezes,nos  meus  slides  que  eu  ministrei  ciências  políticas e  adaptei   princípios   de  coach e  resiliência aos  fatos  históricos  e  às  teorias  políticas.Eu  trago  exemplos  que  podem  ser  úteis  aos  profissionais.Mas  sou  capaz  de  lecionar,Filosofia,Filosofia  do Direito,Ciências  Políticas (teoria  geral  do  estado,direito  constitucional,história  as  idéias,teoria  política,ciência política)e  História  do Direito(também  História  Geral e  do  Brasil).
Em  quarto  lugar:interdisciplinaridade.
Num debate  que  eu tive  com  o  falecido  reitor  da  UFRJ,Aloisio  ferreira ,na ABI do  Rio de  Janeiro,eu  vi  confirmada  uma  idéia  que  eu sempre  tive  e  que  aprendi  com  grandes  professores  nas  décadas  de  60  e  70:o saber humanista  é interdisciplinar.O  professor  Aloísio   Ferreira  afirmou  neste  debate   que  a atual  atitude  dos intelectuais  ,inclusive  e  principalmente,os  de esquerda,de  se  confinarem  em  saberes  especializados  foi resultado de uma  cooptação  da  ditadura,ajudada  pelos  estadunidenses,dos  exilados,que  precisando voltar  à  universidade , aceitaram  este  confinamento  para   poder  trabalhar e  esquecer  a  atividade  revolucionária,aceitando  uma  falsa  e exagerada  autoridade universitária.Isso  aconteceu  no  mundo  todo.
Contudo  tanto  o  militante  como  o  humanista e revolucionário precisam  ser  interdisciplinares,porque  senão  eles  perdem  a  visão  social do  problema  que  eles  querem resolver.
Como ex-comunista eu  tive acesso ,desde  pequeno,ao  marxismo,que  é  um saber interdisciplinar.Eu  tenho  leitura  em  marxismo  desde  os  10  anos.Por  causa  desta  influência  eu me  formei  em  Direito  basicamente  por  seu  caráter  interdisciplinar,notadamente a  disciplina  “ introdução ao Direito”que  era  também  articulada  em  vários  saberes,Sociologia  Geral  e  Jurídica,Filosofia e  Filosofia do  Direito,Ciências  Políticas  e  até  Direito  Civil.
Portanto a  minha  cabeça  é  interdisciplinar  e o  que  eu vou  colocar  na  internet é  todo  este  saber variado,nas  suas  mais  variadas  formas de  apresentação,cinema,história  em  quadrinhos,rádio  e  o  que  mais  eu  puder  fazer.Eu  quase  gozo  quando  penso  nisto  e quase  vomito  quando  vejo  um especializado,um escolarino ,que  eu  vi  muito  no Partido  Comunista  Brasileiro.Quem  quiser  me  impedir,pode  vir,pode  ir  no  ministério da  educação que  eu  ainda  mais  sou , advogado.
Eu  não ligo a  mínima  para  as  instituições  universitárias  porque  eu  vi  nelas em  toda a  minha vida,todo  tipo de  manipulação e  autoritarismo,da  direita e  da  esquerda.
Eu tenho    especialização,mas  eu tenho  mais  conhecimento  do  que  muita  gente  que eu  vi  nestas instituições.Eu  entrei  por concurso  numa  universidade estadual  no  Rio de  Janeiro  e  quando  vi que  havia  uma matéria  de  Didática  em Filosofia,fiquei  feliz  em acrescentar  este  conhecimento  ao  meu  curriculum,mas  quando  cheguei  na sala  de  aula,um  professor  colocado    pelo pai,de  forma  ilegal,disse  que  não  sabia  a  matéria  e  que  não  ia  dar.Isso  numa  universidade pública!!
Os  professores  fazem  greve  para  não trabalhar e  cuidar da  carreira.Não   cumprem  prazos,são  vedetes e  muita  gente  não  se  forma por  causa  deste  vedetismo,que  não  é  categoria  pedagógica.
Na  UFRJ ,onde  me  formei  advogado o  meu  professor  de Filosofia  ,em  dois semestres , foi    6  vezes  na  sala  de  aula!
Cansei  de  ver  alunos e  alunas  que  evoluíram em especializações  e  mestrados,pela  cama  das    autoridades”.Outros  vinham de  circunstâncias  individuais  de  sofrimento  e  usando  piedade  também  chegaram  lá.
Eu já  passei  fome,pequeno,numa    comunidade”(aqui  perto desta  lan  house em  que  trabalho),mas  como sou  homem  nunca  usei  isto para  alcançar  vitórias intelectuais .Usei  sempre  trabalho,autodidatismo constante,leituras.
Dentro  deste  autodidatismo eu pedi  ajuda  a  intelectuais  que  ,ressalvadas duas  ou  três  exceções, me  tratavam de  cima  para  baixo e  em função  disto  eu  não  ligo  a  mínima  para  qualquer  discurso.Eu  olho  primeiro e  o  meu  trabalho  de  publicista  é  constituído  de empiria e  de  categorias,só  me  referindo  a  nomes  quando  é  absolutamente imprescindível e  necessário.
Escutem  stalinistas  da  internet,covardaços  que só sabem  me  enviar  indiretas e  palavrões.
Repito,quem  não  me  considera  passe  ao largo.Se  não  quer  debater  comigo,passe  ao  largo.Não passe  no  meu  meio  não porque  eu tenho substância e não  gosto  de esfregação  ,muito  menos com idiotas.Se  se  acha  melhor  do  que  eu  passe  ao  largo.Tenham  coragem  moral  de  se expor.Tomem  a  reta  .Fui!
O revolucionário
A  minha  preocupação,como  militante  de esquerda  ,que  ainda  sou,é  o  que  é  a  mudança real  da  sociedade.Eu  me  pergunto  se  eu  fui ou  não  revolucionário  quando  fui  comunista  e  ,como quero  mudanças  ainda,quero entender  o  que é  ser  revolucionário,um  mudancista  de  fato,porque  é  isto  o  que me  interessa.A  única  questão  política  que  sempre me  interessou  foi a  questão  social,a  qual eu ainda  me  filio.Questão  social  significa  tirar  todos  da  exclusão,da  miséria,sem  precisar  matar e  destruir.
A  palavra  revolucionário  quer dizer,hoje,muitas  coisas ,mas  o  que  a sustém  é  o  significado da    mudança”,da  mudança  democrática.
Para  mim ,Stalin,Hitler,lideres  como Churchill ,Bush  ET al são a mesma  coisa,mas  com  uma  diferença:é  mais  fácil  tirar  estes  últimos  do  que  os  outros  e  isto    um avanço!Não  tem esta  de  não  criticar  Stalin  para  não  ser  acusado  de  defensor  de políticos imperialistas.Para  mim  os  políticos,de  direita e  de  esquerda    têm  massacrado pessoas inocentes,cidadãos,inclusive  eu.
Será  que  me  fiz  entender?


Nenhum comentário:

Postar um comentário