terça-feira, 23 de abril de 2024

Duas ou três palavras(brutais) Sobre as organizações de esquerda III

 

Continuando com as consequencias  da “ desconfiança organizada”,nós podemos dizer que tais conceito e prática firmam uma natureza totalmente distorcida do processo revolucionário e da atitude revolucionária.

A politica revolucionária não é um jogo e não é uma aventura.Stalin vivia acusando os opositores de serem “ aventureiros”,mas ele (também)era.

O comportamento profissional da atividade revolucionária e do revolucionário é cabível sim na luta.É por isto que a direita acertadamente acusa a ideologia de “diletante”.

Nelson Rodrigues cansou de dizê-lo e estava certo.

A politica em geral,e não só ideológica,parece ter sido influenciada por estes comportamentos,que só vão acrescentando distorções à revolução:de prática politica baseada na justiça e na disciplina austera e republicana ,ela se torna uma aventura destinada  a tirar o revolucionário da mediocridade de sua vida.

O revolucionário entra no processo para fazer justiça,para lutar por justiça,não é para fazer algo que o torne conhecido.

E dentro desta perspectiva tudo é válido para se obter o que se quer.

A politica ideológica se transforma num jogo,num jogo de poker,em que tem que estar atento para não ser enganado.

A minha experiência pessoal indica exemplos disto aí.Eu entrei num setor cultural do partido comunista e o responsável lá me colocou numa fraude,que eu só percebi depois.

Depois,prosseguindo no jogo,me colocou diante de pessoas,sem dizer que precisava de um palestrante para chamar mais gente para esta área cultural(Instituto Astrojildo pereira).Como eu não sabia do que se tratava fiz um trabalho ruim e ele me escanteou para favorecer outro militante,que não sabia nada de marxismo.

Ele o fizera já com esta intenção.O comportamento profissional era dizer o que ele precisava e eu me preparava.

Existe politica ideológica profissional sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário