quinta-feira, 11 de abril de 2024

Pais e Filhos

 

Uma noticia dá conta de que pela primeira vez pais foram condenados por crimes dos filhos.Os detalhes estão aí nos jornais e eu não os reproduzirei aqui.Mas o mais importante é o fundamento para a condenação:que os pais foram negligentes na educação dos filhos.

No passado a culpabilização dos pais era muito evitada porque não havia “massa crítica” quanto à identificação desta negligência.

Hoje a situação mudou,porque os psicólogos cada vez mais podem fazer esta análise e destacar o problema e as suas consequencias (principalmente estas).

Há vários fatos ocorridos que poderiam sofrer uma abordagem deste tipo:no ano retrasado ,sob o governo Witzel,o rapaz que foi sacrificado quando ameaçava um ônibus;o documentário sobre Leonardo Pareja mostra que a sua mãe já tinha prevenido que se ele não fosse corrigido em suas ações degringolaria.

Em muitos momentos e em muitos crimes se pode analisar este fato:de que a criança é negligenciada e que há um nexo causal e cognitivo entre o descaso e os desvios dos filhos.

Com esta decisão chegou a hora de colocar esta questão e parar de criar intocabilidades,como as dos pais,num espirito muito católico/supersticioso e mágico que serve aos propósitos de manipulação religiosa e politica.

O progresso moral da humanidade parece ter sim relação com determinados conteúdos adquiridos pelo ego humano.Mas no processo de aquisição,por falta ou excesso(Aristóteles[ética nicomaquéia])sobrevêem distorções identificáveis.

Aí que entra uma mudança histórica fundamental a ser desenvolvida daqui por diante,entre outras coisas,porque este é um caminho de diminuição do crime ,que também nasce na Familia.

Ninguém está acima do bem e do mal,nem os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário