sexta-feira, 19 de abril de 2024

O que o Fluminense Precisa entender

 

A partir do momento em que o Fluminense ganhou a libertadores e tem um objetivo de se tornar um clube internacional,como exige a tendência moderna,a postura do clube tem que mudar.

Se nós observarmos a história do Fluminense,ele é um clube republicano típico ,influenciado pela República Velha:divisão estrita do poder,austeridade,um elitismo cultural até certo ponto legitimo.

O Fluminense é o clube da elite intelectual e criativa do Brasil.Nem sabia que Santos Dumont  era sócio ...

Mas como corolário desta origem tradicional o Fluminense nunca foi um clube de ambição propriamente.Com a exceção de alguns poucos momentos ,o conceito que sempre definiu o Fluminense era o de “ timinho campeão” da década de 50 principalmente.

Francisco Horta rompeu com isto,mas nem o sucesso de sua gestão o fez se reeleger.A pressão da torcida para que a aventura dele prosseguisse, ão refletiu no quadro de sócios.E a derrota foi e é definitiva.

Aquele sentimento de continuidade da ambição que s e rompeu se recoloca hoje.E os dirigentes,o técnico e os jogadores precisam entende-lo:o Fluminense tem que jogar como os grandes times de massa do Brasil,como se sofresse esta pressão comum ao Corinthians,ao Flamengo,ao Atlético,enfim.

Acabou a era do “ timinho campeão”,dos bons times que ganhavam,mas não encantavam.

Na terça-feira passada o Fluminense tinha o jogo contra o Bahia,à sua feição,mas recuou e deixou um time mediano vencer.Na primeira rodada foi algo parecido.

Amanhã,no jogo contra o Vasco,um time mediano também,vai ser a mesma coisa:vai ressuscitar o morto.E eu aposto que o Diniz não aprendeu com o último jogo contra o Vasco,porque ele já decidiu colocar o Marcelo na lateral esquerda e foi por ele que o Vasco quatro gols na partida do campeonato brasileiro do ano passado.O técnico do Vasco é o mesmo.Já vejo tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário