quinta-feira, 11 de abril de 2024

O significado da morte de Ziraldo

 

Eu não quero parecer moralista ou saudosista.No mundo em que nós vivemos há muitas coisas positivas:a juventude se tornou mais forte,no sentido de não cair no drama e entender mais e melhor o mercado.

Por outro lado a criança se tornou mais sexual:meninas grávidas aos treze anos são frequentes.`

Pensar numa figura de criança como o “Menino Maluquinho”,sem nenhum laivo de sexualidade marca um ponto para o passado,sem saudosismo,já disse.

E pensar nas preocupações culturais de Ziraldo e dos esforços que ele fazia  para associar a sua arte à educação.Embora não fosse acadêmico vivia brotando de sua cabeça do povo,do produtor cultural oriundo do povo, idéias e mais idéias ,para melhorar a condição de  aprendizado das crianças,antes de discutir questões propriamente sexuais,que hoje vêm antes da formação.

No passado estas coisas já existiam mas se tornaram dominantes em função de interesses midiológicos de poder e de dinheiro,que cultuam o corpo,inclusive e principalmente dos mais jovens,para reproduzir o capital e concentrá-lo na mão de poucos.

A morte de Ziraldo põe a questão de como fica a resistência cultural brasileira,que com a morte de outros,nos anos recentes,se vê seriamente comprometida.

A sua morte implica em mais dificuldades para os que permanecem aqui(por enquanto),vivendo neste “manicômio” dinheirista,que é o mundo atual das fake News.

Ele mesmo, Ziraldo sofreu,em plena democracia,censura e repressão quando publicou a verdade sobre o Brasil,na revista BUNDAS (a revista que é a cara do Brasil).

Era o sinal do que estamos presenciando hoje:o fim da resistência cultural e humana(?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário