sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Ciro Gomes III

É uma lástima na história do Brasil que a centro -esquerda queira sempre ser mais radical do que a esquerda propriamente dita.O medo de ficar no centro é cair na direita,então o centro-esquerda sempre pende para a esquerda radical,mas o lugar dele é na centro-esquerda mesmo.
O caso clássico que eu já analisei na história do Brasil é o de Brizola que,antes de Prestes entrar no PDT,era profundamente anti-comunista mas radicalizava para competir com os comunistas,inflando uma situação de perigo vermelho,da qual ele fazia parte.
Mas Ciro Gomes está repetindo estes erros do passado e de Brizola.O caminho do centro,da centro esquerda é não radicalizar,é se apoiar nas características médias do povo brasileiro para impulsionar o Brasil,dexiando de lado estes extremos que não ajudam em nada.O debate aqui no Brasil(e em muitos lugares)é esta gangorra mercado/estado,mas o que a equilibra é a nação.
Ciro fica fazendo elogios à politica externa do PT ,bem como a realizações de seu governo,esperando capitalizar setores do partido para si,numa lógica impossível,porque o petista não vai fazer isto e na hora de lutar por espaço,no plano de cima da politica, o choque é inevitável e ele,Ciro, perde.
Talvez o candidato não queira fazer a ligação direta com o pvo,que fez as manifestações,e com a média ética da sociedade brasileira,fiel à democracia dos partidos,mas a conexão é legítima e afinal não é verdade que ele não possa fazer alianças partidárias boas para seu projeto.
Mas aí ,como eu disse,o medo da direita,dos partidos da direita, faz o seu papel psiquico de translação para a ultra-esquerda e para o vocabulário compulsivo.
Ganhando o povo brasileiro,Ciro pode pressionar setores do PT e de outros partidos ,como PPS e PSB,para sua candidatura e evitar esta queda para a direita.
O que opera esta queda é ficar em cima do muro,sem proposta ou programa ou com um discurso truncado,que se revelou na eleição do ano passado.Vou tratar disto em outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário