quarta-feira, 9 de outubro de 2019

O robozinho e o elefante

Quando eu digo que a direita e a esquerda são iguais ou se parecem muito ninguém acredita,principalmente elas.O que eu faço aqui como pesquisador e articulista,no âmbito das redes sociais não é coisa de comunista ou ex-comunista,é alguém que usa o mercado dentro de suas possibilidades fundamentais:o mercado,segundo a filosofia liberal do atual governo é a solução mágica dos problemas do Brasil e é assim que pensam os seus apoiadores aí em outras midias.
Mas ao aparecer alguém que não comunga daquilo que os dominadores hegemônicos do mercado querem,eles abandonam o conceito liberal que tanto os agrada para começar a reprimir,a questionar.
O mercado,por definição do próprio liberalismo tem que ser de todos.Assim como os comunistas controlam e suprimem o mercado,o capitalismo e principalmente o capitalismo autárquico brasileiro,busca manter as suas conquistas,dos principais grupos,para sempre ,reprimindo aqueles que,individualmente tentam o seu lugar,como de direito,e a partir dos fundamentos do liberalismo.
Mas a vida não é assim:capitalismo e comunismo às vezes se igualam por uma palavra simples,controle ,à qual poderíamos acrescentar uma outra:poder.Quando se consolida um determinado poder,ninguém quer abrir espaço para outrem,considerando a nova iniciativa como ameaça.
O youtube e as redes em geral são ocupadas por peguetes,crianças,futeboleiros,radios,televisões que querem encontrar um novo espaço e obter mais fatias do mercado da mídia,em meio à crise por que passam as formas midiológicas tradicionais.
Porque cargas d´água um professor de filosofia não pode obter o seu nicho de mercado,em meio à crise também ?As pessoas dizem que isto não interessa à maioria e eu concordo,mas não são todos que não gostam de filosofia,cultura,arte.Existe um público sim.
Ainda que eu não obtenha ganhos é importante,por um princípio de democracia que certos liberais insistem em conectar indissoluvelmente com o mercado,que eu possa vender o meu peixe nas minhas midias escolhidas em paz.
Mas tanto a esquerda anacrônica como a direita de sempre,numa simbiose perversa querem o controle,não a liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário