terça-feira, 15 de outubro de 2019

Ciro Gomes

Uma vez o advogado Sobral Pinto fez uma crítica a Juscelino Kubistchek e este o convidou para fazer parte do seu governo. .Sobral se recusou alegando que fizera a crítica apenas pelo seu direito de cidadão,não para obter vantagens.
Neste artigo eu cito diretamente um politico conhecido dentro deste espirito do doutor Sobral:não é cavadinha,é o meu direito.
O futuro candidato à presidência em 2022 é a chance do centrismo voltar ao Brasil e acabar com esta polarização idiota que está aí.
O candidato concedeu uma entrevista à Folha de São Paulo,com cujos principais pontos eu estou de acordo,evidentemente de maneira crítica.E é esta maneira crítica que me induz a fazer este artigo.
Ciro Gomes é um politico que tem um pezinho no arcaico,mas potencialidade para expressar uma esquerda moderna se assim quiser.
Na entrevista à Folha de São Paulo,Ciro demonstra uma preocupação arcaica com Lula e o PT que até certo ponto é justa,no seu lugar.Mas é personalismo focar somente nestas questões,em torno do ex-presidente.
Ciro só tem 18 % dos votos,como na última eleição.Não há indicios de que ele tenha crescido.Se ele se candidatar em 2022 com chances,desta vez,terá que aumentar este eleitorado,pois se a polarização destes anos se repetir tudo ficará entre Bolsonaro e Haddad.
Note o leitor que eu não estou me referindo às minhas preocupações pessoais,quanto à fundação de uma nova esquerda,mais moderna,mais nacional,genuinamente social-democrata,mas alguns destes temas terão que ser abordados pelo candidato centrista se quiser angariar apoio maior ,de modo a superar o PT.
É um consenso entre o povo que esta polarização é ruim e as expectativas são as do cotidiano,desemprego,carestia,coisas corriqueiras,mas que se aprofundaram de Dilma para cá.
Se fixar na crítica aos fatos da politica diária,em Lula,Moro não vai ser suficiente para Ciro crescer e ter chance de ganhar a eleição.Terá que dividir este discurso,com um programático,com soluções mais firmes e esperadas.
É o que eu quero saber e,sem pretensão,o que o povo quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário