quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Mais esclarecimentos sobre o meu artigo “ O truque de Constantino”



É muito melhor viver numa sociedade piedosa e caridosa do que numa sociedade competitiva e egoísta.Contudo isto é só um momento,diante do inevitável da miséria que devemos minorar.A obrigação de qualquer governo e de qualquer político moderno é abarcar esta plataforma trans-histórica de construir a utopia.
Fico impressionado como,nas hostes da esquerda se confunde muito o aconselhamento de unidade do marxismo com a visão católica(são movimentos parecidos).
Não basta pura e simplesmente congregar as pessoas,é preciso ter propostas para tirar as pessoas da miséria.Ainda que a maioria não tenha esta atitude,a simbiose com a miséria acaba se fazendo e se mantendo quando não se busca uma solução definitiva do problema social.
Não adianta nada fazer protestos de sem-teto ,de sem-terra,apenas para reuni-los e fazer pressão sobre o estado.Há que ter uma proposta,renovada à medida em que a realidade muda.
O fato é que muita gente de esquerda acaba reproduzindo a sua carreira política na base da miséria que ele não sabe e não quer acabar.A sua postura não é diferente do da burguesia quando realiza chás de caridade.É uma simbiose perversa que muito radical por aí,que vive se enraivecendo em público,reproduz,confirmando uma avaliação  de Umberto Eco  em seu livro “ Apocalípticos e Integrados”:quanto mais radical,sem fundamento,mais integrado ao mundo burguês.
Tem muita gente aí no terceiro setor(nas ONGs financiadas pela Holanda)que tem uma postura socialista com os outros,com o povo,mas no que tange a ele, é liberal,preocupado com o reconhecimento de sua superioridade profissional,intocável.
Esta falácia de social liberal apenas cristaliza esta tendência oportunista na esquerda.Marx falava na acumulação primitiva,na rotatividade da mão-de-obra(capitulo V de O Capital,tomo I)como meio clássico de exploração.Então como os sindicatos e organizações de  esquerda não lutam para barrar este método?Porque compactuam e se beneficiam da exploração?Por isto eu considero Erundina como a maior socialista do Brasil,porque em certa ocasião,prefeita de São Paulo,lutou legalmente para impedir isto.
Mas estes sociais liberais vêm com esta conversa fiada de que  é normal ser mandado embora ao talante do patrão que só leva em consideração o lucro.Se um professor é mandado embora,o que o sindicato e os colegas dizem é algo de fazer inveja à Igreja Católica conservadora:”siga em frente,porque você vai ser reconhecido”  que é o mesmo que dizer que “ Deus está te preparando algo melhor”.
A sociedade civil pode e deve ajudar,lutar ela própria,mas isto é o reconhecimento do fracasso do estado e embora não seja uma simbiose perversa,acaba por reproduzir o desinteresse deste último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário