sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

A fala de Dilma



A última(mas não a última lamentavelmente)fala de Dilma em não sei quê evento do PT,mostra que a minha esperança de grandeza por parte das hostes petistas,exposta no artigo anterior,é fugaz.
A ingovernabilidade prometida,caso Lula não seja eleito,indica mais problemas para o próximo presidente,que eu queria,no espírito de respeito ao país,estivesse livre deste passado incruado que nós estamos vivendo e que não  vai ser passado,como tudo aponta.A crise não vai passar.
Eu fiz também há dois artigos atrás uma análise da questão dos governos,sempre dentro da minha premissa parlamentarista.
Em sociedades estáveis,é natural que os partidos tenham o direito ,pouco humilde ,de defender  o seu programa como solução geral.Quando a sociedade entra em crise ou está no fio da navalha para chegar a ela,é exigível que todos abandonem os seus projetos para se unir.
Ainda assim,no caminho normal das democracias,a atividade política deve ser continuamente preocupada com a nação.
Contudo,o Brasil,como eu já falei,está constantemente no fio da navalha e não tem há muitos anos política de estado.
Eu não gosto muito de César Maia ,mas ele disse uma vez,numa comissão do Senado,que o problema da segurança nas grandes cidades é que não havia ( e não há)política de estado,um programa que una as forças políticas e que oriente os  vários governos.
Para resolver,digo eu,agora,o problema da violência no Rio de Janeiro,será necessário algo assim e teremos que esperar por resultados por pelo menos dez anos.Se as forças políticas tiverem a compreensão de que mais importante do que o interesse pessoal,é o país.
Na conjuntura em que estamos, estas descontinuidades tendem a crescer e ninguém colabora só acrescenta mais pimenta no pirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário