domingo, 21 de janeiro de 2018

Lula e canudos



Quando  Kant escreveu “ O Conflito das faculdades” que eu já comentei nos meus blogs,ele mostrou que as posturas radicais sempre buscam,como as sociedades primitivas, uma base no passado,nas gerações do passado.
As revoluções,as idéias milenaristas e as posições de classe são primitivas porque não se fundam no conhecimento do real,do presente ,e quando não têm nada a dizer vão ao passado para encontrar um motivo para seu voluntarismo salvacionista.
Hannah Arendt ,em seu  “ Da revolução” também se refere a isto.As revoluções políticas buscam estes exemplos passados já que não têm um programa fixo.Assim foi com a Revolução Francesa que foi à república Romana ,analisada no texto citado,por Kant.
Sempre tive vontade de perguntar a Marx se ele apoiaria a revolução russa ,mas este segredo está na eternidade.Também sempre quis perguntar a José Marti se concordaria com Fidel Castro.Não perguntaria a Cícero ou César porque sei a resposta deles.
Mas o ex-Presidente Lula sabe que ele tem a ver com Canudos e sabe que  um dos seus juízes ,na próxima quarta-feira tem a ver com os opressores ,” de sempre do Brasil”,porque é parente distante de um general de 1897.
Esta afirmação é primitiva porque supõe que existe uma relação de sangue entre o juiz e seu antepassado repressor de Canudos.Mas é claro que os comunistas do PT o ensinaram a colocar um véu sobre este relação de sangue ,transmudando-a em  relação social de exploração.
Lula é o faminto como o integrante de Canudos,reprimido pelas classes altas que continuam o seu trabalho,ora no exército,ora no judiciário.
Lula foi o faminto,hoje ele é como a classe média que tanto usa para propósitos eleitorais.Ele se elevou,não tanto pelo seu trabalho,mas pela política, a esta condição.
Quantas pessoas de classe média hoje tiveram um origem igual e chegaram a esta situação de classe?Qual é a diferença entre um ex-bóia-fria que chegou lá e um outro integrante da classe média que veio de lá ,para representar o proletariado nacional,ou o miserável nacional?E quem sempre foi de classe média?Será que Lula leu  os erros de Lukács?Basta ser objetivamente de classe para se comprometer necessariamente  com ela?Será que ele acredita que o bem do proletariado é o da classe média e o bem desta última é o mal  dos miseráveis?E a burguesia,com quem ele se entende tão bem?Esta não tem responsabilidades não?Os bancos?
Machado de Assis perguntou ao Brasil na época de Canudos?Alguém já foi lá arraial para saber se há uma conspiração monarquista?E hoje:alguém em Canudos poderia dizer que é igual a Lula?
O ex-presidente deveria ver como que ficaram os seus amigos da greve do ABC de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário