quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Lula,Pense no Brasil



Independentemente da decisão dos tribunais no dia 24 próximo,faço um apelo ao ex-presidente Lula,para que ,em nome do Brasil,abandone o projeto de voltar ao poder.
Vamos respeitar o princípio da alternância do poder,que vivifica o país,dando oportunidades a novas pessoas de mostrar o seu valor e se colocar numa eventualidade a serviço do país.
Todo mundo sabe que eu sou francamente parlamentarista,mas um tipo de parlamentarismo me chamou sempre muito a atenção:o inglês.Por um detalhe especifico,que é o de possuir uma parte da Câmara Alta(mutatis mutandi equivalente ao nosso Senado)constituída de lordes,normalmente idosos,que,sem poder de voto,serve de órgão consultivo da rainha e do país.
Um primeiro ministro,ou um ex-presidente,poderiam integrar uma câmara deste tipo,que seria um incentivo geral ao país,no sentido de respeitar as pessoas idosas,com uma vida de serviços prestados.Esta atividade diminuiria para todos,a angústia da aposentadoria.
Não raro um Presidente sai do poder   relativamente jovem e com muita experiência e possibilidades de contribuição.E inseridos como estão nos partidos,eles acabam por os usar indiretamente para influir,sem ser eleitos.Ou,de outro lado,são esquecidos por estes mesmos partidos  e sofrem um isolamento que tentam superar de diversas maneiras canhestras,que se revelam freqüentemente inócuas.
No caso de Lula ainda há um problema adicional,que eu tenho ressaltado aqui:o viés salvacionista,que se depreende da visão do filme sobre uma de suas campanhas,que passou nos cinemas há alguns anos.
Nele,Lula chega a uma apoteose de auto-elogio digna dos antigos burocratas da antiga URSS.Na verdade ele está bem inserido no salvacionismo brasileiro,ibérico português,que é sempre a solução de quem não tem compreensão real dos problemas e por isso não tem propostas e programa,tudo o que o Brasil precisa hoje e que o PT e Lula não têm mais.
A tarefa de Lula,como eu já disse,é refazer o Partido,mas com esta mentalidade começo a duvidar de  que  ele tenha esta condição de fazer ou o queira(por causa disto).
O PT e Lula não introjetaram a derrota,não a aceitaram e estão com um espírito de vingança que geralmente prejudica qualquer projeto e no caso de uma chegada à presidência da república este prejuízo é do país também,porque não temos como duvidar do fato de que ,além da vacuidade programática citada,a vitória do PT e do Lula,significará a volta de um processo de corrupção extremamente grave e deletério para O Brasil,pelo quê eu apelo a Lula para que,como Eurico Miranda,que renunciou à presidência do Vasco em nome do clube,que o faça em relação ao Brasil,que não pode ficar refém de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário