quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Francamente FHC



Francamente,eu,como articulista e pesquisador já sou lido por muita gente,mas eu não esperava que o ex-presidente FHC me lesse.
Também não tenho certeza,mas não há como negar que parece.No último artigo as análises conjunturais do ex-presidente são muito parecidas com as que eu fiz aqui,especialmente comparando Bolsonaro a Trump,mas a questão é esta mesmo:em situações de incerteza pessoas como Bolsonaro(e Trump)assumem um papel decisivo,porque é racional que as pessoas procurem alternativas diretas.
Discursos complexos em períodos como o nosso,confundem o povo brasileiro,que não é não-esclarecido(principalmente o nordeste[como diz FHC[eu já demonstrei discordância}]),mas que muito justamente desconfiado desta categoria profissional,os políticos(por razões óbvias)e sobrecarregado por uma crise sem precedentes de desemprego,que açula ainda mais as suas dificuldades  ,não consegue arranjar tempo para se preocupar com os governos.
Aliás não devia se preocupar porque nós vivemos num regime representativo republicano,que delega tarefas a outrem,as quais ninguém de direito(políticos) cumpre.
Mas esta situação bizarra,de servir para análises dos outros,sem ser citado,enseja mais uma oportunidade para colocar algumas premissas da minha atividade de pesquisador e escritor aqui:eu não sou professor com mestrado e doutorado,mas não ligo a mínima para isto.Eu tenho 40 anos de estudos,práticas(comprováveis)que me dão a condição de ser independente ,de pensar pela minha própria cabeça.
No entanto isto não significa que eu aja aqui em nome pessoal,mas como cidadão.Trabalhador e cidadão,que tem também uma vida pública,eleitor,de pagador de impostos e que não vê retorno nas suas atitudes públicas e políticas.Eu estou fazendo política aqui.
Porque eu digo tudo isto?Porque se justifica a não citação do meu trabalho porque eu não tenho mestrado ou doutorado,mas eu não entendo ser isto um impeditivo.Nos dez anos em que eu tentei ser Mestre ou Doutor eu só vi as piores coisas do mundo e decidi não procurar mais esta legitimação,mas enfrentar a discussão com base na minha experiência,mas eu acho o fim usar as minhas análises e não citá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário