segunda-feira, 22 de julho de 2024

Porque prefiro O pluripartidarismo

 

Nesta melée que presenciamos nos Estados Unidos há um elemento importante a ser discutido:o bipartidarismo.

Jamais gostei do bi-partidarismo porque ele me parecia (e era)útil para interesses escusos das classes altas.

A um conservadorismo tradicional e renitente se permitia uma oposição mais moderna,popular,que servia para expressar eventuais discordâncias ,mas que ,no fundo,era para manter tudo nos conformes,segundo os desejos das referidas classes altas.

Em todo o lugar(inclusive no Brasil)permanecia sempre o conservadorismo, e os liberais,de todas as épocas e lugares ,apareciam só de vez em quando.

Mas há um outro problema:a tendência destes regimes em se tornar de partido único.Pelo que eu falei acima tal tendência já está presente,mas a distinção entre dois partidos e um só é muito importante para examinar a crise americana(que vai se amenizando):eu fiz naquele artigo uma análise sobre os perigos para a democracia americana(um pouco velha)de uma figura neonazista,como Trump.

Todo mundo já parou para pensar nos frutos danosos que uma ideologia assim se fincasse nacionalmente nos EUA?Os EUA são uma fonte de valores democráticos modernos e ainda que dentro deles admita-se que qualquer um chegue ao poder(por principio de liberdade)a mera contingência de sua reiteração é um perigo no horizonte,perigo de ditadura ou algo pior.

O americano preza pela alternância de poder.Só em casos excepcionais aprova um “ certo” continuísmo.Pelo exemplo histórico de George Washington e a contar dos princípios de direito consuetudinário tradicionais anglo-saxônicos só se  consente em uma reeleição.

Em 1951 a legislação proibiu aquilo que acontecera com o recém-falecido Presidente Roosevelt.

Muitos setores da politica americana especularam desejos ditatoriais cristalizados na figura do Presidente da II Guerra e por isto forçaram esta lei,mas por direito consuetudinário é aceitável ,em casos excepcionais ,o continuísmo.

Talvez porque este segundo mandato de Trump ainda seja legitimo,por estas razões,o Partido Republicano apóia esta figura de neo-nazista.

Mas era de se esperar que houvesse,do lado deles,a compreensão de barrar para sempre esta “ figura”,que só serviu durante trinta anos ,para reter o Republicano na sua natureza conservadora.E que de uma hora para outra passou para o proscênio e é causa desta “ agitação” toda.

 

N-estaa des

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário