quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A estrutura mental do direitista é igual a do comunista ortodoxo


O   Presidente eleito parece querer importar o modelo chileno,inspirado,por sua vez,no modelo de Milton Friedman,o ultra liberal,defensor da pura hegemonia do mercado,contra o New Deal.Contra a intervenção do estado.
Da mesma forma que a esquerda tradicional,ortodoxa,comunista ortodoxa,acha que é suficiente entender de capitalismo para mudar o MUNDO todo,a direita acha o mesmo,mutatis mutandi:basta aplicar o capitalismo na sua forma mais antiga , tradicional e predatória,que não é mais aceita no país mais liberal economicamente falando da História,os Estados Unidos,para que TUDO  entre nos eixos.
Tenho falado sobre esta similitude aqui e mostrado os fundamentos do real, tanto quanto desta distorção que os lados da guerra-fria possuem.
A postura subjetivista é esta:o  modelo de cada um é tido como o melhor,o meu Deus é o Deus verdadeiro,porque eu acredito nele.O  meu Deus é o não-capitalismo,o meu é o capitalismo,e o mundo real,das relações sociais,onde estão os problemas,não é nem considerado.
Mas não é só isso não.Esta postura não atende,como não pode atender,aos interesses reais e eu já tenho demonstrado porque.Ela atende a interesses particulares.defender o capitalismo,tudo bem,mas defendê-lo porque assim eu ganho mais dinheiro já vai uma grande distância.Oportunismo não.Nacionalidade sem exaltação sim.
Mas tudo o que é ruim pode piorar:isto abre espaço também para o que esta “ nova” direita está dizendo aí,hegemonia americana.Pelas ações iniciais do presidente eleito,parece que esta é a linha que vai nortear o comportamento do próximo governo.Muitos dizem que ele faz afirmações estrondosas para saber das reações.Se a reação é forte ele dá um passo atrás.Espero que este artigo contribua para isto.
Aí eu pergunto qual a noção de nacionalismo que fundamenta o novo governo?Quando falam em defender o país,que é o Brasil,não Cuba,penso que o modelo a ser seguido é o Brasil mesmo,em suas especificidades históricas,culturais e políticas,não os Estados Unidos.
Estados Unidos=Cuba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário