sábado, 24 de novembro de 2018

Um grande autor


Amigos,eu venho ,em meio a esta agitação toda,apresentar um novo escritor.Venho exercer a minha condição de crítico e recomendar a leitura de um livro extraordinário.É um livro notável ,não só pela sua qualidade narrativa ,artística,mas pelos seus fundamentos filosóficos.Aliás a sua maior característica é unir um pensamento intelectual com os elementos artísticos necessários a uma boa história.Isto é muito difícil de conseguir e Adil obteve.
Quando li o livro e conversei com o autor ,lhe perguntei se  houvera lido “ O Banquete” de Platão,a transmigração da alma ,no tempo,pelos corpos,para adquirir conhecimento,porque este texto é o caminho do coração para ensinar o homem que enfrenta os sofrimentos do cotidiano e da vida.Só que Platão fala no amor pelo conhecimento,enquanto que Adil fala no coração como o grande professor do caminhar do homem na terra.
Deus,pois,para Adil,é o coração.O coração é que dilui os sofrimentos.Na hora em que parece tudo perdido a consulta a ele,ao sentimento,é que mostra o caminho verdadeiro.
“ O coração tem razões que a razão desconhece”.Adil conhece muito bem esta assertiva de Pascal,conhece bem esta dialética entre os limites da razão ,pelo coração e a relação da razão,com este oceano necessário e inevitável que é o coração,cheio de emoções,sentimentos,valores e desejos.
A razão faz melhor,diante do inferno,em consultar cada uma destas mediações:se o amor está em perigo o sentimento,se é necessário força  para a luta profissional,a emoção,se o desejo atrapalha o amor controla-se-o,se a vida se torna confusa a hierarquia dos valores,a priorização do mais importante põe ordem no caos.
Por estas razões(sem chiste)e para quem quer desenvolver as virtudes do coração recomendo a leitura deste livro do meu amigo Adil Cereja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário