sexta-feira, 2 de novembro de 2018

De como Karl Marx pode ajudar a democracia brasileira II


O marxismo se caracteriza  por explicar os fenômenos históricos  a partir das “ relações matérias de existência”,as “ condições materiais de vida”.No “desenvolvimento” do marxismo,que foi mais uma retrogradação(por isto as aspas),os seus aspectos de justificação ideológica,diante de sua inefetividade(por não respeitar seus fundamentos),assumiram ,indevidamente,um papel central.
Para recuperar,depois dos erros e suas consequências,o seu sentido original, Deng Xiao Ping cunhou a frase”Não importa a cor do gato,desde que ele pegue o rato”,para exprimir a convicção de que não adiantam idéias,heroísmos,guerras,dialéticas,se as pessoas não comem,não vestem e não moram com segurança.
Na verdade  o espirito do materialismo histórico se renovou,voltando ao seu princípio básico,que é solucionar as necessidades básicas.O caminho para este materialismo ainda participar do processo histórico é incorporar a idéia de nação e as idéias propriamente ditas,a cultura.
A questão social não morreu como certos radiofônicos aí no Rio de Janeiro,afirmam,em 89 ,com a queda do Muro e consequente fim da URSS.O que morreu foi o marxismo ortodoxo,a experiência do socialismo real ,com a  sua suposta primazia “ científica”(ideológica[na verdade]).
Se a nação pode ser suprimida na Europa ocidental,isto não é uma verdade imediata para outras regiões do globo,especificamente a América Latina.A mediação das redes não tem como substituir as enormes diferenças culturais e as relações de cidadania que compõem as nações.
E nem na Europa Ocidental se vê,como derivação do mercado comum,a mais mínima expectativa  de supressão das barreiras nacionais.
Bolsonaro não deve cometer o mesmo erro da esquerda:olhar apenas para sua ideologia,deixando de lado a nação,pois isto  é vulnerabilizá-la diante de interesses particulares que querem loteá-la.
Se for assim o governo que se inaugura em 1º de Janeiro não será uma repetição da ditadura militar,mas o triunfo de seu subproduto:milícias,bancada da bala,bicho e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário