quarta-feira, 27 de março de 2024

A omissão do centro II

 

Algumas falas dos políticos e militares envolvidos neste imbróglio nacional,remetem àquilo que eu tenho dito frequentemente aqui:estou orientando a republica e já deveria ter sido reconhecido.

Senão vejamos:o presidente do Supremo Tribunal Militar hoje na Folha de São Paulo falou o que venho dizendo há anos:que não há comunismo no Brasil e que existe um outro propósito na esquerda atual,que podia se renovar bem mais.

Lula não tem nada de comunista,nem sabe o que é.É bem verdade que ele fica tuteando comunistas,marxistas e ele podia ser mais crítico.Mas não tem como ser assim,porque não tem referência nestas concepções e teorias.

Não raro  absorve certas idéias que parecem não ser dele e isto é um perigo.Ele deveria ser mais ele mesmo,como sempre foi(isto é um handicap a favor dele).O seu encontro com Piketty ,que escreveu um livro sobre O Capital no século XXI é elucidativo...Mas duvido que  o leu...

A fala do militar é uma porta aberta para uma proposta de politica renovadora que já fiz e faço há anos:deixando de lado estes extremos o Brasil tem como abordar seus problemas candentes( que se avolumam) e se transformar num país nórdico nos trópicos.

Se esta tendência se firmasse entre os militares não os temeríamos mais e eles seriam base desta transformação(entre outros naturalmente),sem risco nenhum.

Eu balizei isto aí:a chance de sair da guerra-fria e desta confrontação velha é esta manifestação do ministro que o centro deve incorporar.Mas onde estão os trabalhistas,social-democratas e outras pessoas de esquerda?Não era hora de aglutinar?

Se no futuro os povos quiserem a utopia ,eles decidem.Nós hoje temos que deixar as condições para isto.

Trato da questão da Venezuela e a fala de Lula no próximo artigo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário