sábado, 23 de março de 2024

Lula e Biden II

 

Para aprofundar o artigo anterior,analisei ,como sempre faço,as noticias e os comentários sobre a decisão de Lula de cancelar os eventos de  “ rememoração”(vamos dizer assim não é...)de 64.

Eu ,quando não disponho de provas cabais sobre os fatos,eu não especulo,mas conceituo e trabalho com hipóteses ,porque eu entendo que a hipótese filosófica e cientificamente ainda tem validade(embora alguns marxóides aí  que só lêem orelha de livro de Karl Marx achem que não).Até porque com a hipótese é possível antecipar situações e eventualmente evita-las,se forem perigosas,como é o caso agora.

Ante esta premissa a minha tendência inicial era apoiar a decisão de Lula.Como venho falando,nós não podemos ficar presos ao passado para sempre  e também eu afirmei e reafirmo que a esquerda usa-o para esconder a sua falta de propostas ,de visão moderna sobre um mundo diferente.Por motivos egoísticos e egocêntricos ela não larga o fracassado socialismo real.

Igualmente,ao iniciar minha carreira de articulista independente,de pesquisador independente ,fiz considerações sobre as relações de Lula com a ditadura militar.

Jamais perdoarei Lula e a classe operária mais organizada do Brasil ,que é a de São Paulo ,o ter saído do colégio eleitoral em 85.Não possuo provas de qualquer conluio com Golbery ou qualquer outra pessoa,embora o ouvisse de grandes políticos do Brasil,mas o ato em si de virar as costas ao colégio eleitoral favoreceu a ditadura e mais do que isto significou um descaso com a democracia ,que o Pt e Lula confirmaram através dos anos ,com posturas ambíguas ,que se repetem agora.

Lendo as noticias e as analisando notei que há sinais preocupantes,de no mínimo imensa irresponsabilidade de parte de Lula e do PT ,no contexto atual e conjuntural da politica nacional.

Existem prisões na Venezuela ,articulação com Putin e... a não “ rememoração” do golpe realmente transfere a iniciativa para  direita.Os articulistas têm razão.

Os setores de esquerda que farão manifestação já não ajudarão  o governo,a sua legitimação,tão abalada.

O momento de deixar 64 para trás não é este.E o caminho não é o da confrontação,mas o do centrismo.

O que tem no Brasil de social-democracia é o PT e o que falta para se fazer um partido social-democrata moderno ,no mesmo diapasão dos da europa é incluir a classe média e defender com mais firmeza o principio democrático.E não se o vê em Lula.

Se acontecer algo semelhante na esquerda ao que se deu na época de Bolsonnaro ,vou me sentir mais uma vez traído por ela.Porque votei no Lula.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário