sexta-feira, 22 de março de 2024

Lula e Biden Problemas à vista (para nós)

 

Não deu outra,não é?Tanto nos Estados Unidos como aqui os governos atuais,cheios de legitimidade e de esperança não foram capazes de diluir a direita como eu queria e ainda quero.

Eu já tratei disto no governo Lula,que me interessa aqui neste artigo.

E ele retornou novamente ao erro que responsabilizo por esta atual situação perigosa:a polarização.

Alguém deve ter o aconselhado quanto à sutileza que ele usou na ultima entrevista sobre este tema:”não se trata “diz ele, “ de polarização ou extremos,mas de extremismos”.

Para ele esta sutileza implica em considerar a polarização como democrática ,mas o extremismo não.

O que quererá dizer isto?Vou tentar entender :o extremismo seria o fanatismo,penso eu,das duas posições contrapostas.E este extremismo se revelaria em atitudes mais radicais de violência e brutalidade.

Não aconteceu no governo Bolsonnaro?No governo Dilma o Brasil não se dividiu,como até agora?

Presidente ,o problema continua e não tem nada a ver com a democracia,porque o seu principio mais importante,o antagonismo legitimo,em prol do país ,não é reconhecido e praticado pelos dois lados.

Não é democracia,mas confrontação de modelos dispostos a uma exclusividade de poder.

Esta verdade põe em risco muito mais a esquerda,porque se ela é social,é ambígua na defesa da democracia e favorece,como tantas vezes expliquei ,as posturas autoritárias da direita,que é um setor social mais próximo da média ética brasileira.

Lula não fala nada sobre as prisões em Cuba e na Venezuela ,não fundamenta melhor a sua relação com a democracia,no que parece ser a continuidade da politica de um procedimento arcaico,que leva em consideração mais as exigências imediatas da politica,do que a visão de longo prazo sobre o país.O Lula estadista que nunca foi muito forte,agora deixou de existir.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário