quarta-feira, 6 de março de 2024

Porque a China não vai conseguir II

 

Eu recebo no meu youtube respostas aos meus artigos,sem que as pessoas reconheçam que estão s e dirigindo a mim.Não tem importância.Eu direi agora porque volto ao problema da China.

No meu youtube apareceu Wladimir Pomar falando sobre a China.Eu sei quem põe estes vídeos contra as minhas opiniões sem me citar,mas como sempre,em nome do conhecimento,eu relevo.

Dei uma olhada por alto apenas no vídeo,porque meu dia é atribulado,mas de modo geral,sem me citar ,repito,está uma contestação do que eu disse no meu artigo anterior sobre a China.

No afã de permanecerem aí, estes velhos ortodoxos bolcheviques tentam de todas as formas negar o fracasso do socialismo real,que eles acham comunismo.

Então desconectam o que acontece na China do que ocorreu no socialismo real,principalmente nas relações com  a URSS.

A ruptura em 62 ,da China com a União Soviética,parece a este olhos “ conservadores”,como real,absoluta,no socialismo real e na revolução mundial.

Cada grupo traz para si o domínio da verdade e esta verdade só o é se estiver separada em definitivo do passado e do que ela combateu.

Se não for assim,todo o edifício revolucionário desaba com seus militantes dentro.

Mas não tem saída:é em função dos erros dos bolcheviques que a China moderna se fez e mesmo na época de Mao,não houve senão rompimento com Kruschev,mas não com Stalin.

Após a morte do “ Timoneiro” nós temos duas alternativas:ou admitir que a China é plenamente capitalista,como não querem os “ continuadores” e que continua socialista,como querem,ainda.

Neste último aspecto não há como evitar um liame ,não muito tênue com o socialismo real e neste sentido é que a discussão do “ caminho chinês para o comunismo” não se dissocia dos bolcheviques e seus debates.

Se não for assim teremos que admitir que a China buscou no capitalismo as suas bases e que ela não busca a utopia coisa nenhuma.

To be continued.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário