sábado, 30 de março de 2024

Esclarecimentos sobre o meu artigo Sobre a decisão de Lula

 

Houve alguma incompreensão sobre aquilo que eu disse a respeito da decisão de Lula de não comemorar 64.Notem bem:eu disse apenas que o momento não era ideal,pois deveria ter sido tomada há muito tempo.

Nas circunstâncias atuais em que a direita ainda tem força pode sair pela culatra o tiro.

Mas esta decisão é perfeita no sentido de começar a deixar para trás algo que está nos paralisando,como inúmeras vezes explico.

E ela vem seguida de medidas que aconselho já há anos,nos meus textos:procurar militares mais afinados com a  democracia,romper com a Venezuela.

Mas falta uma outra importantíssima:um projeto nacional ,que só vai começar se Lula (e o PT)entender que só se constrói a partir da cooptação da classe média,como classe produtiva também e não exploradora.

Se não deixar muita bagagem mofada do marxismo para trás,não vai ser possível.

Em momentos históricos precisos só foi possível emplacar mudanças sociais profundas com a aliança da classe média e a classe operária.Pode-se até pensar numa ampliação deste pacto,como aconteceu em outros lugares.

Deste modo há como fazer mudanças porque ,se este pacto vige,a desconfiança  do outro desaparece e aí fica mais fácil legislar num sentido progressista.

Uma vez ,para justificar porque o plano real fora aceito,Malan,então ministro da fazenda, explicou que diante do problema inflacionário,que ninguém suportava mais e depois de Collor,foi relativamente fácil convencer os políticos a apoiar o seu plano ,que era bem fundamentado.

Há muitas formas de se obter um grande pacto social e nacional(e talvez universal algum dia),mas  a melhor forma é o entendimento,é o pacto.

Falta-o para que Lula embase uma renovação do PT e da esquerda.Hozana!Oxalá possa ele ouvir os meu pedidos(se é que já não ouve).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário