quinta-feira, 28 de março de 2024

As forças do centro

 

Continuando as análises feitas por mim no artigo anterior sobre a fala do Ministro do Supremo Tribunal Militar,que seguem a minha orientação aqui de muitos anos,mais uma vez oriento:é hora de usar esta fala para aglutinar o centro,como eu disse ontem.

Se outros militares e figuras puderem ser sensatos e entender a situação politica do e no Brasil,estarão em condições de fazer um esforço inicial (que é sempre o mais difícil)para mudar esta realidade.

Esperava que de dentro do PT e por iniciativa do Presidente Lula esta inflexão para a social-democracia,que já é potencial crescesse.

No tempo em que o presidente Lula ficou fora da presidência eu o orientei no sentido de buscar mudanças ideológicas e programáticas no partido,mas até hoje ele não fez nada disso.

Permanece na politica pragmática tomando decisões ao sabor dos acontecimentos como no caso da Venezuela ,em que ele só se manifesta no frigir dos ovos ,sob pressão,o que um primeiro mandatário não devia deixar.

Mas era hora dele puxar uma discussão como esta que coloco há 11 anos ,de aglutinar os setores centristas da sociedade brasileira ,que eu pensei que só estivessem  na área civil,mas ,felizmente, há também na área militar.

Este seria o caminho da nova doutrina das forças armadas:nem à esquerda,nem a direita.

Havia sim uma pressão na esquerda,que ainda não se diluiu,para partidarizar o exército e esta pressão parece ter o elitizado.

Mas as forças armadas devem defender o Brasil como um todo,favorecendo aqueles que estão excluídos e que têm nas suas hostes chance de ascensão.

Com o aparecimento de um centro nas forças armadas o Presidente Lula e o povo brasileiro podem trabalhar num caminho diferente e melhor,sem pragmatismo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário