Quando
me refiro aos problema da China sempre recebo algum tipo de crítica sem me
citar,mas dentro do meu youtube aberto.Como sempre.
Como aconteceu com Marilena Chauí eu vou citar
as pessoas que vieram aqui,sem me citar,pela necessidade de defender os meus conceitos.Para
não ficar parecendo que eu deixei passar(quiçá por covardia).
Uma
pessoa que eu nunca ouvi falar pode ,com este meu silencio,achar que eu não
aguentei o tranco e fui para debaixo da cama.
Umas
pessoas aqui vieram com aqueles podcasts que pululam por aí.Uma senhora de nome
sugestivo Lenina veio contestar as mesmas idéias que eu expus aqui.
A
base destas afirmações novas contestatórias que eu não sei se dirigidas a mim,mas que tratam das mesmas coisas que eu ,é
o pensamento de Althusser cujos livros vieram ao Brasil traduzidos por meu tio
Nathanael Caixeiro.
A
principal questão reside naquela besteira que este autor francês usa para
tentar recuperar os fundamentos do marxismo
e isentá-lo ,e aos seu seguidores,dos profundos crimes cometidos em nome
do pensador alemão.
Althusser
reconhece nos seus livros principais os erros profundos de Marx,mas Althusser acha
que é possível ,dentro de uma contextualização histórica ,relativizar estes
fatos e manter de alguma forma a validade do pensamento de Marx.
Para
tanto,ele usa um critério hegeliano de filosofia da história que Marx sempre
repudiou.A epocalidade justificaria os erros e tirando estas balizas o seu
pensamento ficaria mais ou menos intacto.
Assim
sendo as questões que eu coloco aqui para reconhecer ,junto com os
sociólogos,que a Revolução Russa é um acidente histórico e foi feita contra o
pensamento de Marx ,não teriam importância para nós e são justificáveis no
tempo delas,não sendo proponiveis nos dias de hoje.
Ora
se Marx não tinha nenhuma visão de Filosofia da História que contextualizasse e
legitimasse certas ocorrências e que por isto não achava a Rússia o lugar da
Revolução que ele preconizava,porque deixar de lado este problema e não ver as
consequencias que ela teve para o desenvolvimento da luta pela utopia?
O
que Althusser mantém de Marx é a baixa compreensão
das consequencias que as violências têm
na história da humanidade para esta luta.
Alguma
pessoa comum vai ter o nível de compreensão exigido pelos intelectuais
marxistas na sua redoma e achar que agora não vai acontecer mais nada?
A
primeira antinomia de Gramsci foi superada,porque hoje todos os paises(talvez
com a exceção da África)são ocidentais.
Supõe-se,inclusive
na visão dos althusserianos ,que não há mais no ocidente e pela “ concepção
ampliada do estado”,possibilidade de uma revolução (leninista) e mesmo Engels no
final da vida já o notara.Se vier é casual e os seus efeitos podem não ser os
desejados pelo marxismo.
Mas
o fato é que não há esta ruptura (o corte epistemológico)entre a revolução
russa e seus descaminhos e a pretensa revolução no ocidente,talvez seguindo a
segunda antinomia de Gramsci(guerra de movimento/guerra de posição),porque
estes desatinos continuam a repelir as massas da utopia e a culpa é de quem não
o vê ainda hoje,numa postura egoística e egocêntrica de quem não admite os
erros (e crimes),para não perder a sua estima e a sua posição de
reconhecimento.
Coisas
que um revolucionário não devia ser ,se fosse devotado ao movimento e ao futuro
e soubesse que toda a geração vai para o cemitério.
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