segunda-feira, 18 de março de 2024

A tendência Que ia ser a do Século XX

 

O século XX ia ser o século das grandes frentes,dos acordos entre as classes,que permitiriam,como se deu em alguns lugares ,o crescimento democrático e sem sangue de inúmeros países.

Vamos ver os casos:inicialmente ,por inspiração do marxismo heterodoxo, grandes sociais-democracias fizeram este pacto,na República de Weimar ,na Europa do Norte e em outros lugares.

Mas este “ método” atinge a China ,depois o Irã de Mossadegh.O “ front populaire” na França.Aqui no Brasil a aliança  entre PSD e PTB gerou as condições de avanço do país,antes do golpe.Na Austrália,que tanto agradava a Brizola.No Canadá.A aliança entre socialistas e comunistas em Portugal,que permitiu a Revolução dos Cravos.

Como eu disse em outro artigo ,a presença da URSS,a continuidade ilegítima dos bolcheviques ,querendo precipitar o comunismo,facilitou o trabalho da direita em assustar os povos quanto à possibilidade de ocorrer os mesmos cataclismos da revolução russa em seus países.

Se esta tendência continuasse, o progresso social teria sido a tônica do século passado e não o sangue das guerras.

Para mim,portanto,apesar da pressão de crianças e velhos comunistas, o socialismo real foi e é parte do problema e não sua solução.

Tudo o que vemos hoje é o rebotalho deste desvio inicial de 1917 e atravanca as possibilidades de solução e  de saída.

Por outro lado,como a análise de certas esquerdas pontificou ,o retorno àquela tendência é a forma de retomar o progresso social desejado,sem sangue e sem precipitação.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário