terça-feira, 12 de março de 2024

O fim do futebol brasileiro?

 

Com a decisão de liberar a contratação de  mais jogadores estrangeiros,mais ou menos entrevista por mim,há alguns anos,a internacionalização  do futebol brasileiro,com a supressão da maior contribuição cultural do povo segue o seu curso  e encontra uma base desta vez muito sólida.

E ninguém me tira da cabeça que isto não é pensado pelas potências européias.Eu não me refiro às potências do futebol europeu e mundial:me refiro às potências politicas realmente.

Aqui em nosso país e nos outros continentes o que leva os dirigentes  a agir assim não é naturalmente interagir com um projeto politico do primeiro mundo:é seguir na isca que eles no mandam.Nada mais nada menos que o dinheiro.

Pelo menos ninguém entendeu o significado cultural do futebol.Ou se entendeu se rendeu à “ magia” inevitável do dinheiro fácil.

Já não interessa  formar jogadores,mas em vende-los ,dentro do critério especulativo,que favorece aos clubes europeus (e de outros lugares),sem passar pelo Brasil,pelos clubes brasileiros que os formaram.

O futebol brasileiro se transforma numa mera correia de transmissão dos interesses alheios.

É possível que isto tenha algo do positivo:o crescimento financeiro eventual do futebol brasileiro favorece a chegada de grandes jogadores ,mas o que me preocupa é o significado cultural de toda esta rede de decisões.

Igualar o Brasil com o primeiro mundo,na mediação do dinheiro,claro que não nos ajudará.

E se hoje não há jogadores também excepcionais na europa  ,no futuro pode ser diferente.Os europeus farão como a Holanda fez:preparar uma geração por décadas e o Brasil desaparece ou fica dependente.

É um novo e acachapante neo-colonialismo que se instala,com a anuência de certos brasileiros que nunca valorizaram o significado histórico do nosso futebol e só pensaram e só pensam no dinheiro.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário