sábado, 9 de março de 2024

Lula deve ser mais explicito Na questão da democracia

 

Defendi muito este desenho geopolítico que está se formando em volta da Amazônia.Na verdade ele se impõe pelas próprias necessidades históricas dos países envolvidos.

Em momento nenhum eu pensei neste desenho geopolítico sem associá-lo obrigatoriamente à democracia e a democracia é uma invenção ocidental.

Quando Lula faz coro à crítica ao ocidente do ditador Putin ,sinto um pouco de angustia  e...me sinto um tanto quanto traído(coisa que não é incomum para quem é militante da esquerda).

Como Lula,como eu já disse,não é um homem de referências intelectuais ,ouve muitas afirmações dos estudiosos à sua volta que ele transforma em politica ,sem muito nexo ou finalidade.

Ele deve ter seguido esta diplomacia de esquerda que inclui a figura de outro ditador Maduro,mas é exigível que ele se informe melhor dos perigos envolvidos em seguir pura e simplesmente estes ortodoxos.

Dizer que é a favor da democracia não quer dizer em principio nada.Da mesma forma que o que aconteceu nos países socialistas prejudicou a via democrática no ocidente ,associar-se a  ditaduras e não fundamentar e praticar a democracia é passo seguro para um desastre.

O processo democrático de esquerda pede que haja a confiança do povo na fidelidade dela ao mesmo ,coisa que o PCI antigo mostrou em anos de conduta politica.

Com a tentativa de continuísmo que parece ao povo brasileiro regime de partido único  e com o afastamento do PT quanto a uma perspectiva nacional (que inclua a classe média),fica difícil.E com estes discursos ambíguos e contato com ditadores tudo se torna impossível.

Uma democracia não se resume às eleições não:eu como presidente sou eleito pelo povo brasileiro e quando este precisa de minha ajuda eu lembro do internacionalismo e  vou ajudar outro país?

A democracia exige outros elementos e mediações para se tornar forte,mas na História sempre que se fala assim é para fazer uma ditadura...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário