domingo, 3 de dezembro de 2023

Castro Alves

 

Os descaminhos do Movimento Negro



Nesta minha nova e recente caminhada crítica em relação a  certos movimentos politicos e sociais brasileiros,notadamente o movimento negro,mais um tema de que eu já tratei retorna:Castro Alves.

Num texto que escrevi há muitos anos atrás eu tratei de um documentário na tv cultura que deslegitimava a participação de Castro Alves na luta pela abolição,naturalmente alegando que muita gente se beneficiava deste “mito” segundo eles.

Relativizando o grau de comprometimento do grande poeta,a sua sinceridade,a sua honestidade,o movimento negro praticamente o anulava histórica e culturalmente,alegando acertadamente que a luta dos negros deve ser deles ,usando o paradigma da luta de classes.

Seguindo o meu raciocínio de meu último artigo crítico,o negro não prescinde, na sua luta, de aliados e a confrontação pura e simples(como na luta de classes),sem eles(aliados) é perigosa e metodologicamente errada(claro, do meu ponto de vista).

Ninguém de bem é indiferente ao problema negro.O movimento negro não tem o direito de atirar a esmo:todo branco está na sua área de conforto e é beneficiário do navio negreiro.NECAS!

Sendo o branco cidadão do seu país e diante de um problema com o qual ele apóia a solução,tem o direito de participação .

O movimento negro não tem o direito de excluí-lo,senão é preconceituoso também.

Castro Alves nunca pensou em “ conceder” a liberdade aos negros:ele reconheceu o direito deles à liberdade.No momento das impossibilidades,das dificuldades do movimento,uma parte dos setores brancos de elite no Brasil ajudou .

E tiveram influência na decisão da abolição.Não houve intenção da parte desta “ elite” intelectual de obter vantagem,de parecer uma coisa que não era.

Castro Alves era uma pessoa boníssima,um grande caráter,um homem amoroso e o fez com sinceridade .

Sejam gratos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário