quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Qual o significado do momento Atual do Fluminense

 

Nós estamos a dois dias da final do campeonato mundial,em que,pela primeira vez o Fluminense se habilita a ganhar e adquirir um novo status no futebol mundial.

Os tricolores estamos numa imensa ansiedade e para evitar eventuais infartos e sofrimento colocamos os pés no chão para poder assistir bem o jogo e aceitar o que acontecer.

O time adversário é bom,está na crista da onda,mas nós tivemos sorte na medida em que os seus maiores jogadores não estarão em campo.

Nós temos ampla condição de vencer ,mas temos que ter a maturidade de encarar um resultado adverso,perfeitamente normal.

E desde o inicio ou pelo menos desde a conquista da Libertadores,penso desta forma e o explicito agora:o mais importante em tudo isto é que o Fluminense dê um salto de qualidade na sua história(e na história do futebol brasileiro,que ele criou).

Ano passado,entre os tricolores,havia(e há)uma convicção d e que era hora do Fluminense readquirir o seu protagonismo:o Fluminense foi o clube que reconheceu a importância do futebol e portanto o trouxe para o  Brasil e o fez crescer.O Fluminense trouxe o profissionalismo em 1932 e renovou,junto com o Flamengo ,o futebol carioca,em 1975.

A vitória na Libertadores era e é necessária para iniciar uma nova era do Fluminense,um novo protagonismo.O mais importante,portanto,é que o Fluminense não sente nesta vitória e fique acomodado:ele tem que entender,que deve  se tornar um clube internacional,um clube permanentemente vencedor,com uma estrutura semelhante aos clubes  europeus,dando uma lição ao exclusivismo egoísta do Flamengo atual,que quer ficar sozinho.

Se perdermos sexta-feira ,vamos continuar nesta senda luminosa.Eu quero ganhar sem duvida,mas tudo pode acontecer.

A minha razão pessoal é que chegado à idade vetusta talvez esta seja a minha última chance de ver o Fluminense “ dominar” o mundo e por isto esta decisão se reveste de um caráter fundamental na minha vida,na minha apreciação do futebol,no papel que ele tem na minha vida.

O único momento em que eu e meu pai stalinista vivemos uma camaradagem feliz foi acompanhando o Fluminense,principalmente a máquina,75 e 76,embora depois ele tenha transformado este período em mera obrigação,já que eu quis continuar a vida toda indo com ele ao estádio,sendo recusado com  ...má-vontade e constrangimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário