domingo, 17 de dezembro de 2023

De como o conceito “mexeu com uma mexeu com todas”é idealização,totalitarismo e manipulação II

 Senti necessidade de continuar o artigo de titulo idêntico porque esqueci de tratar de mais problemas relacionados ,especificamente a questão da redenção do homem.

Até os grandes genocidas recentes (e os do passado)acreditava piamente na redenção dos homens.

Alguns acham que quando alguém recebe um tapa na cara não tem mais redenção na vida,mas penso que  tal assertiva tem mais relação com o poder do que com os valores.

Assistindo o depoimento do torturador do movimento anti-comunista Malhães ,o animal emitiu este grunhido,dito ai em cima.A pessoa recebe um tapa na cara e não tem remissão do pecado.

Existe sim,a  meu ver,mas eu não vou tratar deste problema aqui.O que eu digo é que tirando o genocídio,a remição é sempre possível.

No caso do homem que bate na mulher,que pratica violência , tem o direito de se redimir,dependendo do grau de brutalidade.

A questão da violência contra a mulher é um problema moral,mas não só .

Ele tem uma causa psico-social no contexto de patriarcalismo católico,paulino,que por sua vez provém do Império Romano,da posição do pater-familias,que tinha todos os da casa ,inclusive a mulher,como escravos.

Hoje imagina-se que ter este papel de mando é natural à condição masculina.Mas ela é em grande imposta a ele.É ruim até para ele.

Quando este papel é questionado de alguma forma ele reage como foi ensinado a ser.Se ele perde esta condição ou não é respeitado,ele é isolado e outro entra no lugar.

Tal situação fere o orgulho do homem então ele pratica a violência,como esforço de recuperação do papel.

O problema é complexo:há mulheres que provocam a situação para se sentirem objeto de atenção(ainda que distorcida)do homem.É o fenômeno da “vitimologia”.

No mundo moderno,em que o homem e a mulher estão equiparados ,não há lugar para relações de poder,mas uma relação igualitária de amor.

Sei que dizê-lo hoje é escandaloso,mas me mantenho firme nos meus fundamentos.

A mulher é anti-patriarcal no seu direito,mas nos seus deveres  transfere tudo para o homem,porque é muito mais fácil do que assumir a responsabilidade por suas escolhas.     

O homem e a mulheres se conquistam.Não é só o homem

que conquista como um leão que morde a nuca da leoa.                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário